O América levou a pior em duelo direto com o Flamengo para se afastar do Z4 do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (25), o Coelho foi derrotado por 3 a 0 pelo Rubro-Negro no Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 14ª rodada.
Os gols dos donos da casa foram marcados por Gabigol, aos 40' do primeiro tempo, Arrascaeta, aos 26', e Marinho, aos 45', ambos no segundo tempo. O time ainda desperdiçou um pênalti e outras duas boas chances com o próprio Gabi, o que não impediu a vitória.
A equipe mineira suportou bem os primeiros minutos, e, apesar do gol sofrido, fez um primeiro tempo parelho. No início da segunda etapa, o Rubro-Negro voltou com mais ímpeto e criou diversas oportunidades.
Os últimos minutos da partida foram de 'trocação', com ambos os times oferecendo perigo no ataque e espaços na defesa.
Os últimos minutos da partida foram de 'trocação', com ambos os times oferecendo perigo no ataque e espaços na defesa.
Com o resultado, o Coelho ampliou o jejum de 22 anos sem vencer o Flamengo e chegou a cinco jogos sem triunfos na Série A.
A equipe caiu para a 16ª colocação, com 15 pontos, e ainda pode entrar na zona de rebaixamento caso a partida entre Goiás e Cuiabá tenha um vencedor. O Rubro-Negro, por sua vez, chegou à oitava posição na tabela, com 18 pontos.
A equipe caiu para a 16ª colocação, com 15 pontos, e ainda pode entrar na zona de rebaixamento caso a partida entre Goiás e Cuiabá tenha um vencedor. O Rubro-Negro, por sua vez, chegou à oitava posição na tabela, com 18 pontos.
Agora, o América volta às atenções para o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O time receberá o Botafogo na quinta-feira, às 19h, no Independência. Pelo Brasileiro, o Coelho enfrentará o Goiás na próxima rodada, no domingo, às 18h, também no Horto.
Já o Flamengo visitará o Tolima na quarta-feira, às 21h30, no Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué-COL, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O próximo compromisso pelo Brasileiro será contra o Santos, no sábado, às 19h, na Vila Belmiro.
Momentos distintos na primeira etapa
O América iniciou a partida com as linhas recuadas, tentando explorar os contra-ataques e as viradas de jogo da direita para a esquerda. Nos primeiros 10 minutos, nenhum dos times finalizou a gol.
As equipes erraram muitos passes, o que deixou o jogo truncado. A estratégia do Flamengo era clara: utilizar os laterais abertos e explorar os cruzamentos na grande área do Coelho.
A partir disso, o Rubro-Negro começou a pressionar e acertou o travessão aos 29', após chute de Gabi. O América resistiu bem aos ataques cariocas nos momentos seguintes, mas não conseguiu sair de trás e oferecer perigo ao adversário.
A resistência americana teve fim aos 40'. O goleiro Santos cobrou tiro de meta, Pedro girou bem em cima de Éder e cruzou rasteiro para Gabriel finalizar na saída de Cavichioli: 1 a 0 para os donos da casa.
O Coelho quase empatou no ataque seguinte ao gol sofrido. Marlon pegou rebote na entrada da área, cortou para a esquerda e finalizou cruzado com muito perigo.
Trocação no Maracanã
O Flamengo voltou com ímpeto no segundo tempo. Foram duas chances claras de Gabigol nos primeiros três minutos, mas em ambas o atacante rubro-negro parou em Cavichioli.
Aos 5', Juninho tentou desarmar Arrascaeta dentro da área do América, mas errou o tempo de bola e derrubou o ex-meia do Cruzeiro. Gabigol foi para a bola e desperdiçou o pênalti ao finalizar para fora, no lado esquerdo do goleiro.
Precisando de buscar o resultado, o Coelho avançou as linhas e começou a oferecer mais perigo ao rival. O jogo ficou movimentado, com o Flamengo tentando explorar os espaços deixados.
Pedrinho chegou a balançar a rede do Maracanã aos 17', mas o atacante alviverde estava impedido. A 'resposta' carioca ocorreu dois minutos depois, quando Pedro acertou a trave.
O Coelho ensaiou uma pressão, mas levou um balde de água fria aos 26'. Em contra-ataque, Pedro passou para Everton Ribeiro, que saiu de frente com Cavichioli. O meia foi 'solidário' e serviu Arrascaeta, que ampliou o placar: 2 a 0.
O América seguiu pressionando, e Pedrinho quase descontou aos 31'. Aloísio exigiu grande defesa de Santos aos 33', mas o Coelho não conseguiu diminuir o placar.
Aos 45', Marinho, que entrou no segundo tempo, recebeu na ponta direita, foi levando para o meio e finalizou cruzado no canto direito para deixar o dele: 3 a 0.
FLAMENGO 3 X 0 AMÉRICA
Flamengo
Santos; Rodinei, Gustavo Henrique, Léo Pereira, e Ayrton Lucas; João Gomes, Thiago Maia e Andreas Pereira (Diego, aos 28' do 2ºT); Arrascaeta (Lazáro, aos 28' do 2ºT), Gabriel Barbosa (Everton Ribeiro, aos 22' do 2ºT) e Pedro (Marinho, aos 28' do 2ºT)
Técnico: Dorival Júnior
América
Matheus Cavichioli, Patric, Éder, Danilo Avelar e Marlon (Luan Patrick, aos 9' do 2ºT); Lucas Kal (Zé Ricardo, aos 27' do 2ºT) Juninho e Alê; Everaldo (Matheusinho, aos 27' do 2ºT), Felipe Azevedo (Pedrinho, aos 9' do 2ºT) e Henrique Almeida (Aloísio, aos 9' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
Gols: Gabriel Barbosa, aos 40' do 1ºT, Arrascaeta, aos 26', e Marinho, aos 45' do 2ºT (FLA)
Cartões amarelos: João Gomes (FLA); Danilo Avelar (AME)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 25 de junho de 2022 (sábado)
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022
Público: 42.932
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022
Público: 42.932
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)