A temporada de jogos no futebol brasileiro já está em andamento, mas o América continua monitorando o mercado de transferências. Em entrevista ao canal do Youtube 'Decadentes', nessa terça-feira (31), o diretor de futebol do clube, Fred Cascardo, afirmou que o Coelho buscará possíveis novas contratações no mercado sul-americano.
"É uma ideia sensacional. Passo a passo e com responsabilidade, vamos sim buscar o futebol sul-americano, uma oportunidade de contratação, mas temos que saber até onde vale esse risco dentro daquilo que foi orçado para contratações", afirmou o dirigente.
"Não tenho dúvida que é um mercado interessante. Tem bons jogadores, às vezes atletas com custo menor que no futebol brasileiro. Voltando ao contexto do clube, eu tenho que saber o tamanho do risco na contratação. Se eu tenho um investimento alto, eu vou arriscar mais. Se é mais baixo, vou ter que ser mais assertivo e não correr tantos riscos", completou.
Nesta temporada, o América conta com quatro jogadores estrangeiros no elenco. São eles: o paraguaio Raúl Cáceres (Lateral-direito), o argentino Germán Conti (Zagueiro) e os colombianos Índio Ramírez (Meia-atacante) e o Orlando Berrío (Atacante). Desses, apenas o último não foi contratado em 2022.
Atualmente, a janela de transferências do futebol brasileiro está fechada. A proxima abertura para contratações será em 18 julho e durará até 15 de agosto. Posteriormente, retornará a abrir em 19 de janeiro e fechará em 12 de março.
Zárate
Na temporada passada, o atacante argentino Mauro Zárate foi a contratação mais badalada feita pelo América. Com passagens por grandes times europeus, como Lazio, Inter de Milão e Fiorentina, o jogador chegou ao Coelho em agosto de 2021.
"Sabia-se do risco, ele não tinha jogado no futebol brasileiro, mas a qualidade técnica equilibrou com o risco que tivemos. É um jogador de nível top, onde valeu o risco de trazê-lo e adaptou-se bem, teve o resultado esportivo", disse Fred Cascardo.
Zárate não permaneceu no América devido à falta de acordo por uma renovação contratual. Após o término de seu vínculo com o Coelho, o atacante assinou com o Juventude, em 11 de fevereiro deste ano, mas rescindiu um mês depois. Atualmente, defende as cores do Platense, da cidade de Vicente López, na Grande Buenos Aires.
Pelo América, o argentino disputou 16 jogos, marcou um gol e deu duas assistências. Depois de um bom começo em Belo Horizonte, Zárate caiu de rendimento. Com ele em campo foram oito vitórias, seis empates e apenas duas derrotas.