O América está em situação muito delicada no Grupo D da Copa Libertadores. Na lanterna da chave, com apenas um ponto, o Coelho tem chances remotas de classificação às oitavas de final. Diante desse cenário, o clube volta a concentrar energias na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, que segue sendo prioridade da diretoria.
Nesta terça-feira (3), o América foi superado por 2 a 1 no clássico com o Atlético, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Com o resultado, o Coelho se viu ainda mais distante do sonho da classificação às oitavas, a três pontos de distância do Tolima, que é o 3° colocado da chave.
Como se a tabela de classificação já não fosse o suficiente para tornar evidente o duro cenário americano no torneio continental, os próximos jogos não são animadores.
Nas duas rodadas finais, o América terá compromissos fora do Brasil. Primeiro, contra o Tolima na Colômbia, em 18 de maio, e, depois, contra o Independiente del Valle no Equador, em 25 de maio.
Ainda assim, a Libertadores não será deixada de lado, mesmo que com chances remotas de avanço às oitavas. Isso porque um eventual terceiro lugar na chave garantiria ao América o direito de participar das oitavas de final da Copa Sul-Americana – o que significaria maior período de visibilidade internacional, mais premiações em caixa e novas possibilidades em uma competição continental.
"É importante quando você disputa e aprende que lá na frente isso te sirva de alguma forma. (...) Nós sabemos que o caminho é árduo, é difícil. São muitas equipes equilibradas. Eu vejo Flamengo, Palmeiras e Atlético um pouquinho acima dos outros. Todos os outros times vão brigar rodada a rodada, que é o que nós já temos visto nessas rodadas iniciais. Essa dificuldade vai persistir até o final", projetou Vagner Mancini.
A continuidade na elite do Campeonato Brasileiro segue como objetivo principal. Neste sábado (7), às 16h30, o Coelho volta a enfrentar o Galo no Independência – desta vez, com mando atleticano e em partida pela 5ª rodada da Série A.
O América é o 10° colocado na tabela, com seis pontos, e busca encerrar um jejum de seis anos sem vitórias sobre o rival.