Pressionado, o América chega em um mau momento para o clássico com o Atlético, às 21h da quarta-feira (13), pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O Coelho perdeu para o Independiente del Valle na estreia do torneio continental, foi derrotado pelo Avaí na estreia da Série A do Campeonato Brasileiro e tem tido desempenho muito criticado pelos torcedores nas redes sociais.
O América não vence uma partida desde 19 de março, quando bateu o Tombense por 1 a 0 pela primeira fase do Campeonato Mineiro. De lá para cá, foram cinco jogos - com quatro derrotas e um empate. Neste período, o Coelho também foi goleado em amistoso pelo Athletico-PR, por 4 a 0.
A falta de gols é o principal problema americano. Em cinco jogos na Copa Libertadores, o América, marcou apenas três - todos eles na vitória por 3 a 2 sobre o Guaraní, do Paraguai, em jogo de volta da segunda fase.
O problema também parece ter se estendido para o lado emocional. Vaiado após a derrota para o del Valle em estreia na fase de grupos da Copa Libertadores, o Coelho teve dois jogadores expulsos na derrota por 1 a 0 para o Avaí pelo Brasileirão.
O momento é o pior do América em meses. Em ascensão, o Coelho vinha somando resultados históricos desde o épico oitavo lugar na Série A de 2021. No entanto, o time apresentou pouquíssima evolução sob o comando de Marquinhos Santos na nova temporada, e o treinador foi demitido na madrugada desta segunda-feira (11).
Em fases distintas, Atlético e América medirão forças pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A partida entre os rivais será realizada no Mineirão, em Belo Horizonte, às 21h da quarta-feira (13).