Com um jogador a menos desde o fim do primeiro tempo, o América jogou mal e foi derrotado pelo Avaí por 1 a 0 no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, neste domingo (10). Em Santa Catarina, o Coelho viu Raniele, com chute forte de fora da área, marcar o gol que decretou a estreia com derrota na Série A do Campeonato Brasileiro. Ainda houve tempo para outra expulsão nos acréscimos.
O América apresentou mais uma atuação muito abaixo da crítica. Pouco inspirado desde quando tinha 11 jogadores em campo, o Coelho não criou grandes chances de gol, cometeu erros defensivos e ainda teve Marlon e Matheusinho expulsos. A derrota coloca ainda mais pressão sobre o trabalho do técnico Marquinhos Santos.
Em busca de recuperação na Copa Libertadores após derrota na estreia, o América volta a campo na quarta-feira (13), às 21h, para o clássico contra o rival Atlético no Mineirão, em Belo Horizonte. Sem vencer o Galo há seis anos, o Coelho precisa quebrar um longo tabu para alimentar as esperanças de classificação às oitavas de final do torneio continental.
Erros técnicos em um primeiro tempo 'morno'
Avaí e América protagonizaram um início de jogo equilibrado na Ressacada. As duas equipes alternavam no controle da posse de bola e tinham dificuldades, no momento ofensivo, de encontrar espaços nas defesas adversárias. A grande quantidade de erros técnicos também prejudicava muito a qualidade da partida.
Sem a bola, o Coelho não marcava tão alto como de costume e incomodava mais a saída de bola do Leão da Ilha quando os mandantes faziam passes do meio-campo para trás. Com o decorrer do tempo, a equipe mineira passou a se sentir mais confortável com o domínio da bola, mas enfrentava muitos problemas para criar chances de gol.
Sem emoções, o primeiro tempo terminou sem que o América criasse uma única ocasião perigosa diante do Avaí. Muitos erros técnicos e pouca movimentação dos homens de frente foram os principais fatores para explicar um desempenho tão ruim do time de Marquinhos Santos na etapa inicial. Aos 44 minutos, o Coelho ainda viu Marlon ser expulso por falta em chance clara de gol do Leão da Ilha, na entrada da área.
Gol sofrido e pouca criatividade
Para o segundo tempo, Marquinhos promoveu a entrada do lateral-esquerdo João Paulo na vaga do ponta-esquerdo Pedrinho. Zé Ricardo também entrou na vaga de Lucas Kal. Logo aos 3 minutos, o América se aproveitou de um vacilo da defesa do Avaí e criou sua primeira grande chance. No entanto, Patric, de cabeça, desperdiçou.
Naturalmente, com um jogador a mais, o Leão da Ilha se lançou ao ataque. Logo aos 6 minutos, a iniciativa surtiu efeito: após bela jogada pelo lado direito, Raniele aproveitou sobra para estufar as redes de Jailson: 1 a 0 para o Avaí.
Já na reta final do confronto, Matheusinho e Carlos Alberto entraram nas vagas de Alê e Everaldo. Em busca do empate, o Coelho passava a maior parte do tempo com a bola, mas não tinha repertório suficiente para chegar à área adversária e ameaçar a meta defendida por Douglas.
Nos minutos finais, o América se lançou ao ataque. Ainda houve tempo para que Matheusinho fosse expulso com duas entradas duríssimas nos acréscimos. Completamente improdutivo, o time mineiro saiu derrotado em sua estreia na Série A do Campeonato Brasileiro.
AVAÍ 0x1 AMÉRICA
Avaí
Douglas; Kevin, Bressan, Arthur Chaves e Cortez; Raniele (Jean Cléber), Bruno Silva e Vinícius Leite (Eduardo Biasi); Muriqui (Guilherme Bissoli), Copete (Dentinho) e Morato.
Técnico: Eduardo Barroca
América
Jailson; Patric, Iago Maidana, Germán Conti e Marlon; Lucas Kal (Zé Ricardo), Juninho e Alê (Matheusinho); Everaldo (Carlos Alberto), Pedrinho (João Paulo) e Paulinho Boia (Felipe Azevedo).
Técnico: Marquinhos Santos
Motivo: 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: domingo, 10 de abril de 2022
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Gol: Raniele (Avaí), aos 7min do 2°T
Cartões amarelos: Bissoli (Avaí); Pedrinho, Iago Maidana, Matheusinho (América)
Cartões vermelhos: Marlon e Matheusinho (América)