Futebol ofensivo: isso é o que técnico Jorge Célico, do Barcelona de Guayaquil, espera que o América praticará no Equador, no jogo de volta da terceira fase da Copa Libertadores. Após empate em 0 a 0 no Estádio Independência, as equipes voltarão a se enfrentar no Estádio Banco Pichincha, em Guayaquil, por uma vaga na fase de grupos.
Em entrevista concedida nesta segunda-feira (14), Jorge Célico avaliou o empate no Brasil como um bom resultado. Ainda assim, pediu foco total do grupo barcelonista para o embate de volta e voltou a tecer elogios ao América.
"Eu creio que trouxemos um resultado bom do Brasil. Ficamos com essa sensação de poder trazer algo mais, mas tudo isso é parte do passado. Amanhã temos uma nova história e precisamos estar absolutamente concentrados. Entender que a equipe que temos pela frente é uma equipe com muitas condições, que tem algumas virtudes muito importantes. Controla muito bem a bola, reverteu um mata-mata como visitante. Absoluto cuidado em como se encara o jogo, principalmente com humildade, honestidade e entrega total", projetou.
Em seguida, o treinador do Barcelona disse esperar um América ofensivo no Estádio Banco Pichincha. Ele vê o Coelho 'estruturado' para atacar e não acredita que a ideia de jogo mudará, mesmo fora de casa.
"América é um time que tenta impor o seu jogo, fundamentalmente como o faz habitualmente, pelas laterais, com uma circulação muito rápida. Futebolistas de boa técnica. Vai propor, porque é o mesmo que fez na chave anterior. A equipe está estruturada para isso e não para outra coisa. Virão com tudo para buscar a classificação. Não os vejo recuando e buscando o contra-ataque, mas sim sendo propositivos em sua abordagem", disse Jorge Célico.
O América precisa de uma vitória no Equador para avançar à fase de grupos da Copa Libertadores. Em caso de novo empate, a decisão ocorrerá nos pênaltis.