2

América vira sobre o Guaraní, vence nos pênaltis e avança na Libertadores

Em noite histórica, Coelho conquistou virada impressionante no segundo tempo e venceu paraguaios por 5 a 4 nos pênaltis para chegar à terceira fase

02/03/2022 21:35 / atualizado em 03/03/2022 12:44
compartilhe
Wellington Paulista marcou dois gols no tempo normal e ainda converteu sua penalidade
foto: Staff Images/Conmebol

Wellington Paulista marcou dois gols no tempo normal e ainda converteu sua penalidade


Noite histórica no Paraguai! Com muita emoção no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, o América conquistou classificação heroica à terceira fase da Copa Libertadores. No confronto, o Coelho precisou buscar uma virada por 3 a 2 no tempo normal e venceu por 5 a 4 nas penalidades máximas.



O tempo regulamentar reservou grandes emoções. Após um primeiro tempo apático, com falhas defensivas e dois gols sofridos, o time de Marquinhos Santos buscou a reação na segunda etapa e virou para 3 a 2 aos 47min da etapa complementar - com dois gols de Wellington Paulista e Pedrinho.

Agora, o Coelho enfrentará na terceira fase o Barcelona de Guayaquil, do Equador, que eliminou o Universitario do Peru.

Guaraní x América: fotos da partida em Assunção pela Libertadores



O América volta a campo no sábado (5), às 16h30, para enfrentar o Villa Nova, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro. O confronto a ser realizado no Independência, em Belo Horizonte, é de suma importância para o Coelho - que se encontra na 5ª colocação do Estadual, com 14 pontos e fora da zona de classificação para as semifinais.


Falhas defensivas e apatia


Logo de início, foi possível observar um posicionamento diferente do América em campo. Desta vez, Matheusinho começou a partida aberto pela direita, enquanto Felipe Azevedo retornou ao lado de origem, pela esquerda.

Apesar do bom início do Coelho, com domínio da posse de bola, a defesa vacilou e, aos 10min, Éder cometeu pênalti após jogada individual por dentro. Com frieza, o centroavante Fernando Fernández converteu para o 'Cacique': 1 a 0. Três minutos depois, um novo baque. Em jogada de escanteio, Marcos Cáceres subiu livre na área e cabeceou para as redes: 2 a 0.

Com o decorrer da etapa inicial, o América cometia muitos erros e tinha uma posse de bola improdutiva. Com muitas dificuldades para chegar ao último terço do campo, sequer ameaçava o Guaraní com finalizações. Patric foi praticamente lançado como ponta-direito ao ataque, trazendo Matheusinho para o centro, mas a mudança tática não surtiu efeito.

Apático, com o passar do tempo, o time de Marquinhos Santos não conseguia mais estabelecer o domínio da posse. Com dificuldades inclusive na saída de bola, via o Guaraní controlar mais o jogo e fazer valer o fator mandante. Aos 40min, o treinador alviverde promoveu a primeira alteração: no ataque, Pedrinho entrou na vaga de Felipe Azevedo.

Reação e milagre no segundo tempo


No início da etapa complementar, o América controlava a posse e ocupava mais o campo de ataque. Aos 12min, o bom desempenho surtiu efeito: em jogada trabalhada dentro da área adversária, Wellington Paulista demonstrou oportunismo e empurrou para as redes: 2 a 1.

O tempo, ainda assim, seguia como grande inimigo do Coelho. A equipe voltou a passar por dificuldades para criar oportunidades e caiu em ímpeto ao longo da segunda etapa. Aos 27min, Índio Ramírez e Everaldo entraram nas vagas de Alê e Éder. Com as mudanças, Lucas Kal foi recuado para a zaga.

Efeito imediato: na primeira participação, Everaldo recebeu na direita, limpou e cruzou. Livre na área, Wellington Paulista cabeceou e marcou seu segundo gol na partida - o de empate do América: 2 a 2.

A um gol da disputa de pênaltis, o time de Marquinhos Santos se lançou ao ataque. Com muita força pelo lado direito, buscava triangulações e muita movimentação para desorganizar a defesa adversária. Já aos 42min, numa tentativa de empurrar a equipe ainda mais à frente, os atacantes Rodolfo e Henrique Almeida entraram nas vagas de Marlon e Matheusinho.

Já nos acréscimos, o milagre: após mais uma bela jogada pela direita, houve finalização para defesa do goleiro Devis Vasquez. Na sobra, Pedrinho, de voleio, contou com desvio no travessão e no goleiro para anotar a virada: 3 a 2.

Penalidades máximas


Na cobrança inicial, Ayala converteu no meio do gol. Wellington Paulista, com muita frieza, empatou. Na sequência, Ortiz marcou deslocando Jailson. Em seguida, também com categoria, Iago Maidana voltou a igualar o placar.

Rodrigo Fernández fez 3 a 2 para o Guaraní. Henrique Almeida cobrou no travessão. Na sequência, Jailson quase defendeu o pênalti de Benítez, mas a bola entrou. Índio Ramírez descontou para o Coelho. O goleiro Devis Vásquez desperdiçou o pênalti que poderia ser decisivo para o Guaraní ao cobrar na trave.

Rodolfo igualou a série para o América. As cobranças foram para disputa alternada. Na primeira, Rodi Ferreira isolou. No pênalti que poderia ser decisivo, Patric chutou mal, para defesa de Devis Vásquez.

Jailson defendeu a cobrança de Roberto Fernández. Everaldo, que entrou muitíssimo bem na segunda etapa, decidiu, classificando o Coelho à terceira fase da Copa Libertadores.

Fotos da torcida do América no Defensores del Chaco



GUARANÍ-PAR (4) 2x3 (5) AMÉRICA
 
Guaraní-PAR
 
Devis Vasquez; Julio González, Roberto Fernández, Marcos Cáceres e Guillermo Benítez; Jorge Mendoza (Ángel Benítez), Rodrigo Fernández, Walter Ortiz, Marcelo González (Wilson Ayala) e Josué Colmán (Alejandro Samudio); Fernando Fernández (Sergio Bareiro).
Técnico: Fernando Jubero
 
América
 
Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon (Rodolfo); Lucas Kal, Juninho e Alê (Índio Ramírez); Felipe Azevedo (Pedrinho), Matheusinho (Henrique Almeida) e Wellington Paulista.
Técnico: Marquinhos Santos
 
Motivo: jogo de volta da segunda fase da Copa Libertadores da América
Data: quarta-feira, 2 de março de 2022
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
Gols: Fernando Fernández, Marcos Cáceres (Guaraní); Wellington Paulista (2x) e Pedrinho (América)
Cartões amarelos: Felipe Azevedo, Éder, Iago Maidana (América)

Compartilhe