O jogo entre Sol e Olimpia estava marcado para 19h. No entanto, a nuvem cinza que cobriu boa parte do país também passou pelo estádio. O alto grau de toxicidade do ambiente ocasionou uma reunião de urgência entre o chefe médico da Associação Paraguaia de Futebol (APF) com os médicos de ambos os clubes.
Como advertiu a Direção de Meteorologia e Hidrologia, a nuvem de fumaça se deu pelo vento, que levou partículas geradas por grandes incêndios na Argentina.
Uma hora antes do início do jogo, as contas oficiais dos clubes confirmaram a suspensão. "Por recomendação da Comissão Médica da AFP e seguindo as indicações da Sociedade Paraguaia de Pneumologia, a condição climática não é apta para a prática do esporte de alta competência".
O duelo de volta entre Guaraní e América, no entanto, segue programado para as 19h15 desta quarta-feira (2). Após perder o jogo de ida por 1 a 0 no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o Coelho precisa vencer no Paraguai para avançar à terceira fase da Copa Libertadores.
Em caso de vitoria alviverde por dois gols de diferença, o time de Marquinhos Santos avançará diretamente. Já em caso de triunfo por um tento de vantagem, a decisão ocorrerá nos pênaltis.