Às 17h30 (de Brasília) desta segunda-feira (28/02), pouco mais de 48 horas antes do jogo mais importante de sua história, o América desembarcou em Assunção, capital do Paraguai, para uma verdadeira decisão pela Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (02/03), às 19h15, o Coelho enfrentará o Guaraní no Estádio Defensores del Chaco, de olho em uma vaga na terceira fase do torneio continental.
No jogo de ida, na última quarta-feira (23) o América amargou uma dura derrota no Independência, em Belo Horizonte. Mesmo dominante do início ao fim do confronto, o time comandado por Marquinhos Santos não conseguiu balançar as redes adversárias e, aos 47min do segundo tempo, levou um 'balde de água fria': Josue Colmán contou com desvio em finalização de fora da área e decretou vitória por 1 a 0 para os paraguaios.
A missão é clara: para avançar diretamente à terceira fase, o Coelho precisa superar o Guaraní por dois gols de diferença no Paraguai. Em caso de triunfo americano por um gol de diferença, a decisão ocorrerá nos pênaltis.
Já em solo paraguaio, o América fará um último treinamento nesta terça-feira (1), às 16h, na cidade de Luque - próxima à capital. Os jornalistas poderão acompanhar as atividades do time brasileiro in loco.
Esta é a primeira participação do América em uma competição internacional na história. Internamente, a meta é evidente: alcançar a fase de grupos da Libertadores. Para isso, além de eliminar o Guaraní, o Coelho precisaria passar por Barcelona (Equador) ou Universitario (Peru) na terceira fase.