O Guaraní chega em mau momento para o jogo de ida da segunda fase da Copa Libertadores, contra o América. A equipe paraguaia, que enfrentará o Coelho nesta quarta-feira (23), às 19h15, no Independência, em Belo Horizonte, ainda não venceu nenhuma partida na atual temporada.
Nos três jogos disputados em 2022, o Guaraní perdeu dois, empatou um e sequer marcou gol, totalizando 11% de aproveitamento. Com apenas um ponto, a equipe é a 11ª colocada no Campeonato Paraguaio, à frente apenas do Spotivo Ameliano, que ainda não pontuou.
Na primeira rodada da competição nacional, o Guaraní empatou com o Guaireña por 0 a 0. Posteriormente, perdeu para o Sol de América, por 1 a 0, e para o Cerro Porteño, por 2 a 0.
Diferentemente do que está ocorrendo nesta temporada, o ano de 2022 foi marcado por um bom desempenho do 'Cacique', como é conhecido o Guaraní por sua torcida. A equipe foi vice-campeã paraguaia, perdendo o título para o Cerro Porteño em confronto direto na última rodada do campeonato
O 'Cacique' precisava vencer a partida para conquistar o título. Porém, a 'equipe do bairro', com dois gols nos acréscimos, empatou o duelo em 2 a 2 e venceu pela 34ª vez o Campeonato Paraguaio.
Veja, a seguir, os gols do título do Cerro Porteño sobre o Guaraní
Alberto Espínola descontaba para el Ciclón.
%u2014 Tigo Sports (@TigoSportsPY) December 5, 2021
¡Viví la definición del #ClausuraAPF2021 por Tigo Sports! pic.twitter.com/XZxS0fNcII
Centro de Espínola, cabezazo de Patiño y Cerro Porteño campeón. %uD83C%uDFC6 pic.twitter.com/T6EvQQ0wjU
%u2014 Tigo Sports (@TigoSportsPY) December 5, 2021
Para 2022, o time comandado pelo técnico Fernando Jubero perdeu jogadores importantes, considerados titulares. Deixaram o Guaraní o goleiro Gaspar Servio, que foi para o Rosário Central, da Argentina, o meia José Florentín, reforço do Vélez, também da Argentina, e o atacante Alfio Oviedo, que acertou com o Cerro Porteño, do Paraguai.
América
Com rodízios nos titulares para oportunizar a todos do elenco, o América também não chega para a decisão da Libertadores em seu melhor momento. O Coelho é o quinto colocado no Campeonato Mineiro, com 14 pontos, cinco a menos que o líder Cruzeiro.
Em 2022, o América tem quatro vitórias, dois empates e duas derrotas - 58,3% de aproveitamento.