Nesta quarta-feira, às 19h15, o América fará história ao entrar em campo pela primeira vez por uma competição internacional desde a sua fundação. O Coelho enfrentará o Guaraní, do Paraguai, no Independência, em Belo Horizonte, no jogo de ida da segunda fase da Copa Libertadores. Em participação no programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, Marcus Salum, atual coordenador de futebol clube-empresa da equipe alviverde, se mostrou confiante na classificação americana.
"Nós temos que passar. Essa é a grande expectativa que eu tenho, porque na hora que você passa do primeiro confronto, você se acomoda na competição. O América, quando se acomoda na competição, ele dá trabalho. Nós vamos chegar na fase de grupos", afirmou o dirigente.
"A expectativa é o América passar do Guaraní e chegar na fase de grupos. Esse é o objetivo traçado com o nosso treinador. Mas eu diria que, enquanto não passarmos do Guaraní, nós ainda não estamos na Libertadores", completou Salum.
O primeiro jogo do confronto contra os paraguaios será realizado com mando de campo do América devido à pior posição da equipe alviverde no ranking da Conmebol em comparação ao seu rival.
A decisão do duelo ocorrerá no dia 2 de março, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
A decisão do duelo ocorrerá no dia 2 de março, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
Para chegar até a fase de grupos, o Coelho deverá eliminar dois adversários: o Guaraní e, posteriormente, o vencedor do duelo entre Barcelona, do Equador, e Universitario, do Peru.
"O Toledo (representante do Coelho no Alterosa Esporte) virou em mim e falou assim: 'Nós vamos classificar lá'. Quem dirige, tem que se preocupar com o jogo de amanhã, não tem que se preocupar com o jogo da volta. Cada passo é um passo. Se a gente passar para a fase de grupos, será um sonho. Aí não tem escolha, o grupo que cair, caiu. Vai ser festa e aprendizado", disse Salum.
O América será o 29º clube brasileiro a jogar uma Copa Libertadores na história. Junto do Coelho, Fortaleza e o RB Bragantino também estrearão nesta edição da maior competição do continente sul-americano.