O zagueiro Éder vem se tornando peça importante no esquema do América. Recém-contratado pelo clube, o defensor de 26 anos vive a expectativa de disputar a primeira Copa Libertadores da carreira.
Em entrevista exclusiva ao Superesportes, Éder detalhou a preparação do clube e comentou o que o torcedor pode esperar do Coelho na estreia, contra o Guaraní, do Paraguai, pela segunda fase preliminar da competição.
A partida de ida será na próxima quarta-feira (23), às 19h15, no Independência.
A partida de ida será na próxima quarta-feira (23), às 19h15, no Independência.
"Estamos tratando a Libertadores de uma forma especial, mas principalmente jogo a jogo. Temos o Mineiro antes. Claro que pensamos muito na Libertadores, sabemos da importância para o clube, mas vamos jogo a jogo. O trabalho tem sido diário e nos jogos, para quando chegar à partida contra o Guaraní estarmos preparados, independentemente de como a equipe adversária esteja jogando", disse.
O camisa 4 espera um América convincente, que avance na competição jogando bem. Ele diz que o grupo confia no trabalho do técnico Marquinhos Santos e, por isso, a expectativa é muito boa.
"Esperamos passar do Guaraní de uma forma boa, jogando bem, convencendo. Sabemos disso porque temos condição, confiamos no trabalho que é passado, no grupo e nos jogadores. Por isso, estamos com uma expectativa muito boa de ir avançando de fase na competição", projeta.
Como o jogador, o América irá 'debutar' na Libertadores. Ainda que admita a ansiedade – positiva em sua visão –, Éder não acredita que a pressão possa atrapalhar o grupo.
"A expectativa é a melhor possível, tanto individualmente quanto coletivamente. Sabemos o quanto é importante a Libertadores para o clube e para as nossas carreiras. Apesar de ser minha primeira, estou ansioso para jogar, mas não é uma ansiedade que vá me atrapalhar, tirar o foco. É uma ansiedade que me dá ainda mais vontade de jogar e deixar minha contribuição dentro de campo. É assim de forma geral dentro do grupo", afirma.
Adaptação e relação com Marquinhos
Após não renovar contrato com o Atlético-GO, Éder assinou vínculo com o América até o fim de 2024. Ele chega com status de titular pelas boas temporadas no Dragão.
O zagueiro disputou quatro das sete partidas do Coelho, todas como titular. Na visão do defensor, a adaptação à equipe e ao estilo de jogo de Marquinhos está sendo positiva.
"A avaliação que eu faço é boa para o início de temporada. Estou chegando a um clube novo, com novas formas de jogar. Acho que consegui me adaptar tranquilamente aos novos companheiros. Fizemos bons jogos. Em alguns, o desempenho não foi tão legal, mas já deu para sentir que será uma temporada boa, justamente por estar me sentindo bem tão rapidamente. Minha esperança é que possamos fazer mais uma temporada boa, tanto individualmente quanto coletivamente", avalia.
Sobre o estilo de jogo do novo treinador e as orientações recebidas, Éder destaca a inteligência tática de Marquinhos. Para o atleta, o estilo de jogo deve render resultados positivos durante a temporada.
"As orientações que o Marquinhos passa, geralmente, são orientações que já ouvimos em outros clubes. Ele só implementa o jeito que ele quer que a equipe jogue, como os jogadores se posicionem em campo, mas nada fora do normal. É um estilo de jogo que pode nos render muitos bons frutos, que me agrada. (...) O Marquinhos tem uma boa leitura de jogo, uma inteligência tática muito bacana. A esperança e a expectativa é que dê tudo certo e que a equipe se entrose o melhor possível para que o desempenho esteja sempre em alto nível", explica.
Como outros titulares, Éder deve ser poupado na próxima partida do América no Campeonato Mineiro. O Coelho visita a URT no sábado (19), às 16h30, no estádio Zona Maciel, em Patos de Minas, pela oitava rodada da competição.