Com autoridade, o América dominou e venceu o Patrocinense por 2 a 0 nesta quarta-feira (16), no Independência, em Belo Horizonte. O triunfo com gols de Alê e Henrique Almeida fez com que o Coelho voltasse ao G4 do Campeonato Mineiro.
Com o resultado, o time de Marquinhos Santos subiu da 5ª para a 3ª posição do Estadual. O Alviverde chegou aos 13 pontos, mas supera o Athletic no número de gols marcados. A Caldense, que na rodada perdeu para o Villa Nova, por 2 a 0, em Nova Lima, caiu para o quinto lugar.
O próximo compromisso do América será às 16h30 do sábado (19), diante da URT, pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro. A partida ocorrerá no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas.
O América iniciou o duelo com uma proposta de jogo muito ofensiva. Com as linhas avançadas, o Coelho buscava estabelecer o domínio da posse de bola para ameaçar o Patrocinense. Sem a bola, a equipe da capital pressionava a saída do time do interior para recuperar a posse em zonas mais avançadas.
Aos 22min, Alê marcou o gol que abriu o placar. Após boa trama pela esquerda, Marlon fez excelente cruzamento na marca da pequena área. O meio-campista se antecipou ao zagueiro adversário e balançou as redes de cabeça.
Ao longo do primeiro tempo, o Coelho criou boas chances. Com finalizações de média distância e infiltrações na área adversária, o Alviverde encontrou espaços no último terço do campo e ameaçou a meta defendida por Jacsson.
De modo geral, a primeira etapa foi confortavelmente dominada pelo time de Marquinhos Santos. Contra uma equipe claramente inferior, o América não sofreu com as tentativas de contra-ataque do Patrocinense e controlou o duelo a partir do domínio da posse de bola. Foram dez finalizações contra uma nos 45 minutos iniciais.
Segundo tempo
Logo aos 4min, Felipe Azevedo desperdiçou oportunidade clara para ampliar o placar. Após mais um belo cruzamento de Marlon pela esquerda, o atacante subiu livre na área, mas cabeceou por cima do travessão do Patrocinense.
A postura do América sem a bola chamava atenção. Na saída do Patrocinense, o Coelho subia as linhas e incomodava a construção, forçando erros adversários. Quando detinha a posse e a perdia, o time de Marquinhos Santos imediatamente pressionava com muitos jogadores próximos ao centro de jogo para recuperá-la. Ponto positivo da atuação.
Aos 17min, a primeira intervenção do estreante Jailson. Após boa jogada do Patrocinense, o novo goleiro do América saiu bem do gol para defender finalização cara a cara com o atacante adversário. Dez minutos depois, outra importante defesa do arqueiro em chute de Márcio Jonatan, de dentro da área.
Com o decorrer da etapa complementar, o Patrocinense conseguiu emplacar maiores momentos com a posse de bola. O Coelho enfrentava problemas de criatividade e insistia muito nas jogadas pela direita, sem sucesso. Aos 30min, Marquinhos Santos promoveu as entradas de Raúl Cáceres e Kawê nas vagas de Patric e Felipe Azevedo.
Aos 36min, Índio Ramírez e Henrique Almeida substituíram Alê e Wellington Paulista. Logo depois, deslocado para o lado esquerdo, Matheusinho acertou finalização perigosa de média distância para defesa de Jacsson.
Em seguida, novo gol do América. Kawê foi acionado pela direita e teve muita liberdade após confusão na defesa do Patrocinense. O atacante arrancou livre, teve calma, entrou na área e serviu Henrique Almeida, na pequena área. O centroavante só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Já aos 42min, Matheusinho deu lugar a Rodriguinho. Na reta final do confronto, restou ao Coelho controlar o resultado. A equipe da capital abaixou suas linhas, priorizou a consistência defensiva para manter o saldo de gols e conquistou importante vitória no Horto.
AMÉRICA 2x0 PATROCINENSE
América
Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê (Índio Ramírez); Felipe Azevedo (Kawê), Matheusinho (Rodriguinho) e Wellington Paulista (Henrique Almeida).
Técnico: Marquinhos Santos
Patrocinense
Jacsson; Douglas, Alisson Brand, João Gabriel e Samuel; Zé Augusto (Mateusão), Igor Maduro e Magno (Márcio Jonatan); Vitinho (Nando), Aslen (Luiz Thiago) e Juninho (Michel Elói).
Técnico: Max Sandro
Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Frederico Soares Vilarinho