Euler Araújo, membro do Conselho de Administração do América, é figura ativa na gestão do futebol do Coelho
Euler Araújo, membro do Conselho de Administração e figura ativa na gestão de futebol do América, garantiu, nesta quarta-feira (5), que o clube tem cinco contratações encaminhadas para 2022. A primeira delas foi anunciada nesta quinta-feira (6): trata-se do zagueiro argentino Germán Conti, que disputou a temporada 2021 pelo Bahia e veio de empréstimo do Benfica, de Portugal.
Além de Conti, o Coelho tem quatro nomes praticamente acertados. São outros dois zagueiros, um meio-campista e um ponta - substituto de Ademir, destaque de 2021, que deixou o clube para defender o rival Atlético.
Em entrevista ao Canal Decadentes, no YouTube, Euler Araújo rasgou elogios às novas peças do América e reconheceu as dificuldades de contratação no mercado.
"Perdemos três zagueiros. Fomos ao mercado, trouxemos três zagueiros. Os três já estão contratados, apalavrados. Falta o quê? Assinatura do contrato, coisa formal. Por isso, a gente não pode divulgar. Posso garantir para vocês que dois deles estavam entre os oito melhores zagueiros do futebol brasileiro no ano passado, na Série A. Inclusive, um deles foi líder em desarme. O outro tem também um percentual muito alto de interceptações. Trouxemos também um terceiro que é muito bom jogador, estava lá fora", revelou.
"Já contratamos um meia. É um jogador muito bom. Também falta só um detalhe burocrático para a gente anunciar. Também estamos encaminhados com um extremo. É muito difícil achar um jogador igual ao Ademir. Com a velocidade dele, canhoto. Não vamos achar. Não existe no mercado, mas estamos trazemos um jogador de beirada muito bom, com uma experiência muito grande em jogos decisivos. Já tem uma rodagem muito grande e é um jogador que vai nos ajudar muito", completou.
O lateral-direito Diego Ferreira, titular em boa parte da temporada 2020, perdeu espaço em 2021 e não teve contrato renovado com o América para 2022. Ele tem passe vinculado ao Tombense - foto: Divulgação/AméricaO zagueiro Anderson não ficará no América para a próxima temporada. O defensor foi contratado pelo FC Vizela, de Portugal. - foto: João Zebral / AméricaO zagueiro Eduardo Bauermann, titular em praticamente toda a temporada 2021, é outro que seguirá novos rumos. Ele tem negociações avançadas com o Santos e já se despediu do América - foto: Divulgação/AméricaRevelado nas categorias de base do Coelho, o lateral-esquerdo Lucas Luan se despedirá do América após quatro anos no clube - foto: Mourão Panda / AméricaO lateral-esquerdo Alan Ruschel, emprestado pelo Cruzeiro, não continuará no América para a próxima temporada. O jogador perdeu espaço no time com o crescimento técnico do concorrente de posição Marlon - foto: Mourão Panda / AméricaO volante Sabino, cria da base do América, não seguirá no clube em 2022. Ele foi pouco aproveitado na temporada 2021 - foto: Divulgação/AméricaO jovem meio-campista Ramon, de 23 anos, não permanecerá no América para a próxima temporada. O jogador, emprestado pelo Internacional, irá defender as cores do Atlético-GO em 2022 - foto: Marina Almeida / AméricaO meia-atacante Geovane, que tem passe vinculado ao São Paulo, retornará ao clube paulista em 2022. Ele não teve contrato renovado pelo América - foto: Divulgação/AméricaO meia-atacante Bruno Nazário também deixa o América ao fim da temporada 2021. Após um bom início de ano, com participações em gols no Campeonato Mineiro, o atleta caiu em produtividade e foi figura frequente no banco de reservas - foto: Divulgação/AméricaO meia-atacante Marcelo Toscano não representará Coelho na próxima temporada. O clube, inclusive, já fez uma postagem se despedindo do atleta, que totaliza mais de 100 jogos com a camisa do América - foto: João Zebral / AméricaO meia-atacante Isaque também deixa o América. Ele atuou em apenas três partidas e retornará ao Grêmio em 2022 - foto: Divulgação/AméricaSem entrar em campo pelo América, o atacante Luiz Fernando deixa o clube ao fim da temporada 2021. Ele retornará ao Tombense, clube detentor de seus direitos - foto: Divulgação/AméricaMarcado na história do América, Ademir foi o grande nome da temporada 2021 e deixará o Coelho. Ele defenderá as cores do rival Atlético em 2022 - foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PressO atacante Ribamar não conseguiu aproveitar as oportunidades que teve no América. Assim, o clube não renovará com o jogador para a próxima temporada - foto: Mourão Panda / AméricaEmprestado pelo RB Bragantino e pouco utilizado no América, o atacante Chrigor não permanecerá no Lanna Drumond em 2022 - foto: João Zebral / América
O América também mira a contratação de um 'homem-gol'. Destaque da equipe na temporada 2020, Rodolfo não conseguiu repetir o mesmo sucesso em 2021 e passou boa parte do ano no banco de reservas. Fabrício Daniel, improvisado na função em algumas oportunidades, ainda tem futuro incerto no clube mineiro.
Sobre o tema, Euler Araújo destacou os altos preços praticados no mercado para jogadores da posição. Ele citou o caso de Mikael, do Sport, que está bastante valorizado.
"Nosso foco agora, até o dia 10, é um centroavante. Isso nós não temos ainda. Nós temos nomes. (...) Está todo mundo atrás. Tem uma escassez muito grande. Os jogadores disponíveis no mercado são muito caros. Por exemplo: Mikael, do Sport. A torcida cobra. O Sport quer 1,5 milhão de euros por 50% do passe. Quem dera se a gente pudesse ir lá e comprar, mas até os japoneses interessados desistiram. Os jogadores no mercado estão muito acima do que a gente pode pagar nesse momento", explicou Euler.
"Entendo a ansiedade de todos, mas estamos em vias de anunciar esses cinco reforços e trazer também mais um centroavante. Vamos tentar, até sexta-feira (7), trabalhar muito para fechar isso e entregar um grupo de 28, 29 jogadores para o Marquinhos já começar o trabalho desse ano", finalizou.
Redução do elenco
Por fim, o membro do Conselho de Administração garantiu que o América trabalhará com um plantel reduzido em relação ao de 2021 - que contava com 42 atletas. Neste ano, o intuito da diretoria é contar com 34 jogadores. 'Não podemos errar de jeito nenhum', enfatizou Euler.
"O América tinha 42 pessoas no plantel. Esse ano, estamos com o firme propósito de trabalhar com 34. Eu conversei com o Salum. Estamos entrando num território em que o América nunca entrou na história. O território da permanência na Série A e uma competição internacional já no dia 23 de fevereiro", disse.
"Na história, o América investia pouco até o mês de maio, fazia o Campeonato Mineiro e, depois, se reforçava. Tínhamos um orçamento em que o custo ia crescendo ao longo do ano. Nesse ano, vamos começar já com um patamar salarial alto. Nós reduzimos o grupo, vamos trabalhar com 34 e não podemos errar de jeito nenhum. O espaço para o erro vai ficando cada vez menor", concluiu Euler.
O América acertou a renovação de contrato com o goleiro Matheus Cavichioli até o fim de 2023. O arqueiro foi peça fundamental na temporada 2021 - foto: Divulgação/AméricaO goleiro Airton tem contrato com o América até o fim de 2022 - foto: Mourão Panda/AméricaO goleiro Jori tem contrato com o América até junho de 2023. - foto: João Zebral/AméricaO lateral-direito Patric teve seu contrato renovado com o América até o fim de 2022 - foto: Mourão Panda/AméricaO lateral-esquerdo Marlon foi comprado junto ao Sampaio Corrêa e assinou contrato definitivo com o Coelho até o fim de 2024 - foto: Mourão Panda / AméricaO América renovou com o lateral-esquerdo João Paulo até o fim de 2022 - foto: Mourão Panda/AméricaLucas Kal está emprestado pelo São Paulo até o fim de março de 2022, mas o América já tem conversas bem adiantadas para ampliar o vínculo do volante. - foto: Mourão Panda/AméricaO volante Zé Ricardo tem contrato com o América até o fim de 2022 e está nos planos do clube para a próxima temporada. - foto: Mourão Panda/AméricaVolante Juninho renovou contrato com o América até dezembro de 2023 - foto: Mourão Panda / AméricaO meio-campista Juninho Valoura também renovou com o América para a próxima temporada - foto: Mourão Panda / AméricaO meio-campista Alê tem contrato com o América até o fim de maio de 2022. A ampliação de seu vínculo está adiantada - foto: Mourão Panda/AméricaTitular em boa parte da temporada 2021, o atacante Felipe Azevedo teve seu contrato renovado até o fim de 2022 - foto: Divulgação/AméricaBerrío foi anunciado em julho pelo América, mas encontrou problemas para se readequar fisicamente e, agora, trata de lesão na tíbia. Ainda assim, teve contrato renovado com o Coelho até o fim de 2022 - foto: Divulgação/AméricaO atacante Rodolfo tem contrato com o América até o fim de 2023 e segue no clube na próxima temporada. - foto: João Zebral/América