2

Separação recente! América reencontra Vagner Mancini em duelo com Grêmio

Treinador deixou o Coelho para ir ao Tricolor Gaúcho, em outubro

12/11/2021 20:04 / atualizado em 12/11/2021 22:00
compartilhe
Vagner Mancini comandando treino pela equipe do Grêmio
foto: Lucas Uebel/Grêmio

Vagner Mancini comandando treino pela equipe do Grêmio


Com campanha sólida e buscando voos mais altos no Campeonato Brasileiro, o América enfrenta o Grêmio, neste sábado, às 18h30, no Independência, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada. A partida marcará o reencontro de velhos conhecidos: o Coelho e o seu antigo treinador, Vagner Mancini, que agora está na equipe gaúcha.



O técnico esteve no América logo antes do atual comandante do clube, Marquinhos Santos, assumir a equipe. No time alviverde, Mancini disputou 21 partidas, somando sete vitórias, nove empates e cinco derrotas (47,6% de aproveitamento).

Quando chegou ao Lanna Drummond, em meados de junho, o Coelho brigava contra o rebaixamento. Em uma campanha de recuperação, liderada por Mancini, o América alcançou a 11ª colocação do Campeonato Brasileiro.

Com o treinador paulista, o Coelho se desenvolveu defensivamente, criando uma flexibilidade em marcar o adversário independente das circunstâncias - fosse incomodando a saída de bola ou marcando de forma um pouco mais recuada. Durante os 21 jogos, a equipe alviverde sofreu 23 gols.

No momento em que Mancini aceitou ir para o Grêmio, o Tricolor Gaúcho estava na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos. Com duas vitórias e quatro derrotas (33% de aproveitamento), a equipe de Porto Alegre soma, agora, 29 pontos e está na mesma colocação (19ª).

Passado e presente


Quando assumiu o América, em outubro, o técnico Marquinhos Santos elogiou o trabalho feito por Mancini. Para o atual comandante do Coelho, os conceitos táticos de ambos os treinadores não se diferem muito.
 
 

"Eu acredito que o equilíbrio do sistema defensivo, de meio-campo e ofensivo é determinante para que possamos dar continuidade ao excelente trabalho que vinha sendo feito pelo Mancini. É claro, cada treinador tem seu método, tem as suas peculiaridades dentro do modelo de jogo, mas não é muito diferente daquilo que o Mancini gosta de jogar, e que vinha aplicando aqui no América", disse o comandante.

Marquinhos Santos vem somando bons resultados à frente do Coelho. Em quatro jogos disputados até aqui, a equipe mineira venceu três e perdeu um (aproveitamento de 75%). Atualmente, o América é o 10º colocado no Campeonato Brasileiro, com 41 pontos.

Distante da zona do rebaixamento, o Coelho sonha em se classificar pela primeira vez na história para uma competição internacional. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de a equipe alviverde garantir vaga na Copa Sul-Americana são de 70,9%. Já para a Libertadores, os números são de 14,9%.

Compartilhe