Rebaixamento
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelho tem, a essa altura da competição, apenas 14,7% de chances de queda para a Série B do Campeonato Brasileiro.
A 11 jogos do fim do Brasileirão, o América precisa somar 13 pontos para alcançar a 'marca mágica' dos 45 - tida como o número que garante a permanência na Série A. Neste sentido, quatro vitórias e um empate seriam o suficiente, na sequência da competição, para que o time mineiro garanta a permanência.
Competições internacionais
Para além da meta da continuidade na elite, o América alimenta o sonho de disputar sua primeira competição internacional. Neste sentido, as perspectivas também são positivas - mesmo após os dois tropeços das últimas rodadas.
Ainda segundo a UFMG, o Coelho tem 41,1% de chances de se classificar à Copa Sul-Americana de 2022. Com finais brasileiras na atual edição do torneio continental (Athletico-PR x Red Bull Bragantino) e também na Copa Libertadores (Palmeiras x Flamengo), ainda mais vagas serão abertas - para além do 12° colocado.
A participação na Libertadores, no entanto, é um sonho mais distante. De acordo com os matemáticos, o América tem apenas 1,9% de probabilidade de disputar a próxima edição da principal competição do continente.
No sábado (23), o Coelho tem mais um confronto direto: às 17h, o Alviverde visitará o Santos (15° colocado) na Vila Belmiro, no litoral paulista. A partida será válida pela 28ª rodada do Brasileirão.