Em boa fase no Campeonato Brasileiro, o América empatou por 1 a 1 ao Juventude neste sábado, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O capitão Juninho abriu o placar para o Coelho logo aos 10 minutos do jogo válido pela 25ª rodada da Série A . Aos 42' da primeira etapa, Dawhan deixou tudo igual no placar. Com o resultado, os mineiros chegaram a oito partidas de invencibilidade na competição.
O América soma 31 pontos - a cinco de distância da zona do rebaixamento - e permanece na 10ª colocação da tabela. O time mineiro, porém, pode perder uma posição até o complemento da 25ª rodada. O Coelho está invicto na Série A desde 23 de agosto. Foram quatro vitórias (Ceará, Athletico-PR, Cuiabá e Palmeiras) e quatro empates (Corinthians, Flamengo, São Paulo e Juventude).
Na próxima rodada, o América visita o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre, nesta quarta-feira, às 21h30. No mesmo dia, o Juventude encara o Flamengo, às 19h30, no Maracanã.
Cavichioli brilha, mas Coelho cede empate
O América abriu o placar no Alfredo Jaconi logo aos dez minutos de jogo. Em rápido contra-ataque, Ribamar carregou a bola pela intermediária e acionou Alê, que encontrou Marlon na ponta esquerda. O lateral passou por dois marcadores, chegou à linha de fundo e cruzou para o centro da área. O capitão Juninho se infiltrou na zaga rival e, de cabeça, mandou no canto esquerdo de Douglas Friedrich: 1 a 0 .
O Juventude partiu para cima do América em busca do empate. No entanto, as investidas gaúchas pararam nas mãos de Matheus Cavichioli. Aos 23 minutos, o goleiro americano espalmou cobrança de falta batida por Guilherme Castilho. Pouco depois, fez duas ótimas defesas em sequência nas finalizações à queima-roupa de Marcos Vinícius.
O Juventude teve outra boa chance em cabeçada perigosa de Ricardo Bueno. Aos 38 minutos, Cavichioli voltou a salvar o América ao sair da área e interceptar a finalização de Marcos Vinícius. A pressão do time da casa deu resultado aos 42 minutos. Após cobrança de escanteio, Dawhan ganhou disputa pelo alto e desviou de cabeça. Lucas Kal ainda tentou o corte, mas a bola havia passado pela linha:
1 a 1
.
O América acertou a marcação no segundo tempo e não correu riscos. A equipe de Vagner Mancini, contudo, pouco ameaçou o Juventude e arriscou apenas em arrancadas de Ademir. Aos 25 minutos, Rodolfo e Fabrício entraram nas vagas de Felipe Azevedo e Ribamar para renovar o fôlego no ataque. Marcelo Toscano no lugar de Ademir também foi outra tentativa ofensiva do técnico americano.
Com muitas faltas e pouca criatividade, o jogo seguiu pegado. Sem chances claras de gol, as equipes tentaram chutes de longa distância que não levaram perigo.
Juventude 1 x 1 América
Juventude
: Douglas; Michel Macedo (Paulo Henrique), Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Dawhan, Jadson (Wescley) e Guilherme Castilho; Marcos Vinícius (Bruninho), Paulinho Boia (Capixaba) e Ricardo Bueno.
Técnico
: Marquinhos Santos
América:
Matheus Cavichioli; Diego Ferreira (Anderson Jesus), Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê (Juninho Valoura); Ademir (Marcelo Toscano), Felipe Azevedo (Rodolfo) e Ribamar (Fabrício).
Técnico:
Vagner Mancini.
Gols:
Juninho (América), aos 10 minutos do 1º tempo; Dawhan, aos 42 minutos do 1º tempo
Cartões amarelos:
William Matheus, Dawhan, Jadson, Paulinho Bóia e Rafael Forster (Juventude); Ricardo Silva, Ademir e Alê (América)
Motivo:
25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data:
sábado, 9 de outubro de 2021
Local
: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Árbitro:
Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Assistentes:
Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
VAR:
Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)