Há muitos anos, matemáticos utilizam diversas variáveis para fazer contas e projetar cenários no mundo do futebol. Por vezes, estes cálculos nos revelam resultados surpreendentes. A projeção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um exemplo: após o término da 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o América, 17° colocado, tem menos chances de rebaixamento à Série B do que gigantes do país: Santos (13°) e Grêmio (18°).
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Coelho tem 30,2% de possibilidades de queda à Segunda Divisão. Neste momento, no entanto, o Peixe tem 31%. Por sua vez, o Tricolor gaúcho, que tem 19 pontos, luta contra os 40,5% de chances de ser rebaixado.
A UFMG leva diversos fatores em conta nos seus cálculos. Entre eles: jogos a disputar em casa, jogos a disputar contra clubes da parte de cima da tabela, desempenho nas rodadas anteriores e o momento das equipes no geral.
Gilcione Costa, um dos membros do Departamento, explica algumas dessas variáveis: "O Santos não vence há seis jogos. Nos últimos dez jogos, fez oito pontos. E o América fez 12 pontos em nove jogos. São vários fatores. O desempenho atual do Santos é de queda, e o do Coelho, que tem um jogo a menos, é de ligeira subida. Ou seja, há possibilidade do América ultrapassar o Santos", avalia.
Contas pela permanência
Ainda de acordo com as contas da UFMG, uma equipe que atingir 45 pontos terá apenas 3,3% de chance de queda para a Série B. O Coelho, que venceu o Athletico no sábado (11), chegou aos 21 e se vê a 24 pontos do 'número mágico' pela permanência.
Neste sentido, assim ficam as contas atualizadas do América: nos 19 jogos restantes (57 pontos por disputar), a equipe precisa somar 24. Somar oito vitórias - ou combinações como sete vitórias e três empates, seis vitórias e seis empates, assim por diante - pode decretar a realização do sonho alviverde: seguir na elite nacional.
Chances de rebaixamento à Série B segundo a UFMG
- Chapecoense (20ª): 96,8%
- Sport (19°): 64,6%
- Grêmio (18°): 40,5%
- Bahia (15°): 33,9%
- Santos (13°): 31%
- América (17°): 30,2%
- Juventude (14°): 26,1%
- São Paulo (16°): 18,7%
- Ceará (11°): 14,5%
- Athletico-PR (10°): 14,3%