Desde a chegada de Vagner Mancini ao comando técnico do América, há dois meses e meio, a equipe alviverde tem mostrado que pode brigar de igual para igual com a maioria dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro em busca da tão sonhada permanência na elite nacional. Se, por um tempo, os resultados escapavam e não demonstravam a evolução o time, nos últimos dois jogos o Coelho esteve em seus melhores dias.
A vitória deste sábado por 2 a 0 sobre o Athletico-PR, no Independência, pela 20a rodada do Brasileiro, refletiu um América dominante em campo. A equipe comandada por Vagner Mancini deu poucos espaços ao adversário e criou muitas chances de gol, ainda que seja preciso afinar a pontaria. Ao fim do duelo, ficou claro que o resultado não deveria ser outro que não a vitória americana.
"O America teve uma consciência, um comportamento tático muito interessante. A cada jogo vemos uma evolução muito grande em vários quesitos. Um deles é como a equipe tem se dedicado ao plano tático, com marcação avançada, no campo de ataque. Isso está fazendo com que tenhamos maior poder de finalização nos jogos. Gera uma situação ofensiva muito interessante", avaliou o treinador.
Mancini ainda elogiou a atuação da equipe em todos os setores, seja com a marcação ofensiva ou a criação saindo da defesa. "Hoje tivemos um equilíbrio muito grande entre atacar e defender. O Athletico pouco nos incomodou. Quando eles passavam do meio-campo, nossa equipe recuperava rápido a bola. Tivemos um pouco de dificuldade ainda no primeiro tempo, mas a equipe voltou bem melhor na segunda etapa, fez os dois gols e teve outras oportunidades interessantes também" definiu.
O comandante americano também destacou o crescimento do time nas últimas semanas de trabalho no Lanna Drumond. Para ele, os jogadores entenderam a forma como é planejada a atuação da equipe. "Desde que cheguei ao america disse que gostaria de ver uma equipe agressiva com e sem a bola. O jogo é feito em dois atos, quando se tem a bola e tem que saber jogar e quando se perde e tem que recuperar a bola o mais rápido possível. Hoje vejo um América mais consistente, sabedor da estratégia que é montada ao longo da semana. Como se atacar e defender. Temos amadurecido muito nesse quesito", analisou.
De acordo com Mancini, a agressividade deve ser marca da equipe americana e é o que se pode esperar dela para o restante da competição. "Esse é o nosso objetivo. Queremos o América jogando cada dia melhor e para isso temos que ter a convicção e acreditar muito no que está sendo feito ao longo da semana. Se não tiver a convicção, acabamos mudando e nos direcionando de outra forma e vai atrapalhar em um campeonato tão longo e difícil quanto a Série A do Brasileiro", pontuou.
O América agora tem a semana 'livre' para treinamentos antes de enfrentar o Corinthians. O duelo válido pela 21a rodada do Brasileiro está marcado para às 18h45 do próximo domingo, na Neo Química Arena, em São Paulo. Se vencer e, dependendo do resultado de concorrentes diretos, é possível que o Coelho termine a rodada fora do Z4.