Vaga garantida na segunda fase da Copa do Brasil e vice-liderança do Estadual: assim o América encerrou o 'período pré-paralisação' do futebol mineiro. Em seus seis primeiros jogos na temporada, o Coelho venceu cinco vezes e perdeu apenas uma. Os resultados conferem um aproveitamento ainda superior ao início de 2020, quando a equipe ficou invicta em seus 14 primeiros compromissos.
Na temporada 2021, o América tem 83% de aproveitamento. Pelo Campeonato Mineiro, superou Boa Esporte, Athletic, Pouso Alegre e Cruzeiro. Na Copa do Brasil, venceu o Treze-PB. A única derrota ocorreu diante da Caldense, no Estadual. Nesse período, foram seis gols marcados e apenas dois sofridos.
Já nos seis primeiros jogos da temporada 2020, o Coelho somou 66,6% de aproveitamento. No Mineiro, venceu Tupynambás, Uberlândia e Villa Nova, e empatou com Caldense e Cruzeiro. Na estreia do técnico Lisca, diante do Santos-AP pela primeira fase da Copa do Brasil, outro empate.
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la!
Um fator, no entanto, diferencia os dois começos de temporadas: no ano passado, o Coelho alcançou uma invencibilidade que perdurou por 14 partidas - e só foi quebrada pelo rival Atlético, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro. Até o fim dessa marca, o time alviverde tinha 71,4% de aproveitamento, com oito vitórias e seis empates.
Lisca é o condutor da equipe que tem mudado o patamar do América no cenário nacional. Representando o Coelho, o treinador esteve à beira do gramado em 66 confrontos, com 35 vitórias, 21 empates e 10 derrotas. O gaúcho levou o clube mineiro ao vice-campeonato da Série B e à sua primeira participação nas semifinais da Copa do Brasil.
Agora, o desafio é ainda maior: voltar a superar expectativas no principal torneio ‘mata-mata’ do país e se firmar na elite nacional. O América jamais conseguiu se manter na Série A do Campeonato Brasileiro após conquistar acessos.