
O clube mineiro quer voltar a encantar no principal torneio 'mata-mata' do país. Na temporada passada, a equipe de Lisca fez grande campanha ao alcançar as semifinais - após eliminar gigantes como Corinthians e Internacional.
Nas semifinais, o América fez dois bons jogos contra o Palmeiras - que viria a se sagrar campeão da Copa do Brasil e da Libertadores. Em São Paulo, as equipes empataram em 1 a 1. Na volta, em Belo Horizonte, em mais um jogo equilibrado, o Porco superou o Coelho por 2 a 0.
Apesar da frustração pelo fim do sonho do título, o balanço foi extremamente positivo: R$ 17,59 milhões em premiações, reconhecimento nacional, impacto no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e grandes memórias para os torcedores.
Agora, uma nova oportunidade se abre. Reforçado e mais 'estruturado' financeiramente, o Coelho quer repetir ou superar a campanha de 2020. Com esse objetivo, a diretoria americana trabalhou na manutenção de toda a equipe titular da última temporada.
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la!
Regulamento e premiações
Por ter melhor classificação no ranking de clubes da CBF, o América joga com a vantagem do empate para avançar à segunda fase da Copa do Brasil.
Na última edição, o clube mineiro garantiu R$ 17,59 milhões em ganhos por ter alcançado a semifinal - naquela que se tornou a melhor campanha da história do clube.
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la!
Momento do adversário
Comandado pelo folclórico Marcelinho Paraíba, o Treze-PB, que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro em 2021, ainda não perdeu em jogos oficiais na temporada. Antes do início da Copa do Nordeste, a equipe foi superada em dois amistosos - 2 a 1 para o Globo-RN, e 3 a 1 para o América-RN.
Na Copa do Nordeste, o Treze ocupa a vice-liderança do Grupo A, com cinco pontos em três jogos - uma vitória e dois empates. No último sábado (13), o Galo da Borborema empatou em 1 a 1 com o Fortaleza - que, assim como o América, disputa a Série A do Campeonato Brasileiro -, em Recife.

Após o confronto contra o Leão do Pici, o técnico Marcelinho Paraíba 'desabafou' e ressaltou a humildade e entrega do elenco do Treze.
“Vamos continuar os pezinhos no chão, continuar humildes. Nosso time é forte. Vai ter um jogo que a gente vai ganhar com tranquilidade? Vai ter. Mas vamos continuar assim, com essa pegada”, completou.
Na última terça-feira (16), no entanto, o elenco do clube paraibano não treinou. Os jogadores compareceram ao CT, mas solicitaram reunião com a diretoria para tratar assuntos internos. Conforme apurações da imprensa local, atrasos salariais estiveram em pauta.
A melhor campanha do Treze na Copa do Brasil ocorreu em 2005, quando a equipe alcançou as quartas de final. Nesta fase, foi eliminado pelo Fluminense, nos pênaltis. Em 2018, quando disputou a competição pela última vez, caiu ainda na primeira fase diante do Figueirense.
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la!
Desfalques e dúvidas
O único desfalque do Galo da Borborema é o zagueiro Adriano Alves, que segue em tratamento de lesão no departamento médico do clube.
Treze
Jeferson; Paulinho, Rômulo, Marlon e Emerson; Darlan, Régis Potiguar, Romeu e Kleiton Domingues; Jairinho e Birungueta.
Técnico: Marcelinho Paraíba
América
Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Messias, Anderson e João Paulo; Flávio (Sabino), Juninho e Alê (Gustavinho); Leandro Carvalho (Léo Passos), Ademir e Rodolfo.
Técnicos: Cauan de Almeida e Márcio Hahn
Motivo: Primeira fase da Copa do Brasil
Data e horário: quinta-feira, 18 de março de 2021, às 18h
Local: Amigão, em Campina Grande
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
Transmissão: Premiere FC