América é derrotado pela Caldense e perde campanha 100% no Mineiro
Coelho estaciona nos nove pontos e vê Atlético disparar na liderança
Rafael Arruda
Amarildo fez o gol da vitória da Caldense sobre o América - Foto: Leandro Couri/EM D.A Press
O América perdeu a campanha 100% no Campeonato Mineiro ao ser derrotado por 1 a 0 pela Caldense, na noite deste sábado, no Independência, pela quarta rodada. O atacante Amarildo marcou o único gol da partida, aos 26min do primeiro tempo. Ele já havia se destacado por balançar a rede no triunfo sobre o Cruzeiro, no dia 3 de março, no Mineirão.
A jogada que originou o gol de Amarildo foi iniciada por David Lazari, camisa 10 da Veterana, que aplicou caneta no lateral-direito Thalys, levou a bola até a linha de fundo e deu assistência em direção à segunda trave. Após bate-rebate na pequena área, o centroavante de 1,88m encheu o pé e anotou seu segundo tento na competição.
América 0 x 1 Caldense: fotos do jogo pelo Mineiro
No restante da etapa inicial, o Coelho controlou a posse de bola e trocou passes no campo ofensivo, porém esbarrou na boa marcação do adversário em meio à insistência nas investidas pelo lado direito com Juninho e Ademir.
No segundo tempo, os comandados do técnico Lisca esboçaram uma reação e criaram duas grandes chances, ambas com Rodolfo. Aos 13min, o atacante exigiu grande defesa de João Paulo em conclusão de cabeça, após cruzamento do lateral-esquerdo João Paulo. Aos 25, recebeu toque de peito de Gustavinho e soltou a bomba de pé direito para fora.
Aos 31min, os visitantes sofreram uma grande baixa: João Paulo, com lesão na coxa esquerda, precisou ser substituído por Passarelli. Apesar das ameaças, o goleiro reserva praticamente não trabalhou diante de um América sem inspiração nos 15 minutos derradeiros.
O revés em casa fez o Coelho estacionar nos nove pontos, em segundo lugar. O líder Atlético chegou a 12 ao fazer 3 a 1 sobre o Patrocinense, na tarde deste sábado, também no Horto. Já a Caldense manteve a invencibilidade, contabilizou o oitavo ponto e pulou para a terceira colocação.
As equipes voltam a campo pelo estadual no próximo domingo (21), às 16h, pela quinta rodada. O América encara o Cruzeiro em clássico no Independência, enquanto a Caldense visita a URT, no Zama Maciel, em Patos de Minas.
Antes, haverá compromissos pela primeira fase da Copa do Brasil. Na quinta-feira, às 16h, o Coelho medirá forças com o Treze-PB, no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, e terá a vantagem de jogar pelo empate. No mesmo dia, às 21h30, a Veterana receberá o Vasco, no estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, e precisará vencer para se classificar.
AMÉRICA 0X1 CALDENSE
AMÉRICA
Matheus Cavichioli; Thalys (Diego Ferreira, no intervalo), Messias, Anderson e João Paulo; Flávio (Sabino, aos 16min do 2ºT), Juninho e Alê; Ademir (Léo Passos, aos 32min do 2ºT), Leandro Carvalho (Gustavinho, aos 15min do 2ºT) e Rodolfo (Vitão, aos 32min do 2ºT)
Técnico: Lisca
CALDENSE
João Paulo (Passarelli, aos 31min do 2ºT); Danilo Belão, Jonathan Costa, Guilherme Martins e Verrone; Gabriel Tonini e Lucas Silva; Rafael Peixoto (Rincon, aos 47min do 2ºT), David Lazari (Dênis Macedo, aos 27min do 2ºT) e Bruno Oliveira; Amarildo
Técnico: Marcus Paulo Grippi
Gol: Amarildo, aos 26min do 1ºT (Caldense)
Cartões amarelos: Danilo Belão, aos 39min, e Jonathan, aos 43min do 2ºT (Caldense)
Motivo: quarta rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Independência
Data: sábado, 13 de março de 2021
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Weyder Marques Borges