O América recebe o Boa Esporte neste sábado (27), às 19h, pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro. A partida será realizada no Independência, em Belo Horizonte, e terá transmissão do Premiere FC. Candidato ao título, o Coelho quer começar a temporada 2021 demonstrando sua força.
Saiba mais
Em preparação para o Estadual, o América realiza trabalhos de pré-temporada desde 1° de fevereiro. Inicialmente, com um grupo composto por jogadores das categorias de base e outros nomes que tiveram poucas oportunidades em 2020.
No último dia 15, os atletas que encerraram a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro retomaram as atividades visando a temporada 2021. Ainda assim, nesta primeira rodada do estadual, eles devem ser preservados por não estarem no mesmo estágio de preparação física do grupo mais jovem.
Inicialmente, a ideia comum entre diretoria e comissão técnica era disputar as primeiras três partidas do Estadual com um grupo 'recheado' de jogadores das categorias de base. No entanto, nesta semana, o técnico Lisca revelou que deve aproveitar apenas alguns desses nomes na estreia, diante do Boa Esporte, priorizando atletas do elenco profissional que tiveram menor minutagem na Série B.
Treinos do América no CT Lanna Drumond - 24/02 e 25/02
Não existe uma descrição para essa imagem ou galleria
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la!
A partir da 2ª rodada do Campeonato Mineiro, os titulares do Coelho devem voltar a ser acionados pelo comandante gaúcho. O objetivo da mudança no planejamento é preparar o time principal para as disputas da Copa do Brasil e da Primeira Divisão.
O América mira seu 17° título estadual. Em 2016, quando conquistou o Campeonato Mineiro pela última vez, superou o rival Atlético - grande favorito da atual edição - na final (vitória por 2 a 1 e empate em 1 a 1).
Primeiro adversário
Com o elenco renovado para esta temporada, o Boa Esporte mira a permanência na elite do Campeonato Mineiro. O objetivo do clube é focar na reestruturação após um ano muito ruim, marcado pela queda à Série D do Brasileiro. Segundo a diretoria da Coruja, o planejamento é 'arrumar a casa' para conseguir bons resultados em competições futuras.
No Estadual de 2020, o time de Varginha foi o sétimo colocado. Em 11 rodadas, somou apenas 14 pontos – foram três vitórias, cinco empates e três derrotas (42,4% de aproveitamento). A pontuação não foi suficiente para colocar o Boa na briga pelas vagas da fase final, mas o levou à disputa do Troféu Inconfidência.
No torneio, o clube do Sul de Minas decepcionou novamente: foi eliminado para o Uberlândia logo no primeiro jogo. Após empate em 2 a 2 no tempo normal, a classificação para a final foi resolvida nos pênaltis. O time do Triângulo Mineiro venceu por 5 a 4.
Não existe uma descrição para essa imagem ou galleria
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la!
Diferentemente da temporada passada, neste ano a Coruja trabalha com os pés no chão e reconhece as dificuldades que terá ao decorrer do Campeonato Mineiro. Para alcançar o objetivo de permanecer na elite, a diretoria entendeu que seria necessária a continuidade do trabalho do técnico Ariel Mamede e, por isso, o manteve no cargo mesmo com o rebaixamento no Nacional.
Dentro de campo, uma grande reformulação. Dos jogadores do elenco que terminaram a temporada passada, apenas sete permaneceram. Os remanescentes do Mineiro 2020 são apenas o atacante Jefferson e o lateral-direito Yuri Ferraz.
Ao todo, a Coruja anunciou 17 reforços. São eles: os goleiros Carlos Miguel, Lucas Maticoli e Halls; os zagueiros Admilton e André Panalva; os laterais Lucas Santos, Carlos Henrique e Mateus Muller; os volantes Romeu, Guilherme Escuro, Vinícius Leonel e Rodrigo Ancheta; os meias Fabinho e Léo Coca; além dos atacantes Rafael Chaves, Nicholas e Igor Eto’o.
Desfalques e dúvidas
O América tem três baixas e quatro dúvidas para o confronto. Os atacantes Leandro Carvalho e Lohan, que testaram positivo para COVID-19, seguem em período de isolamento social. Por sua vez, o lateral-direito Diego Ferreira segue no departamento médico, em recuperação de uma lesão muscular na coxa.
Outros atletas estão sendo observados pelo DM do clube. São eles: o goleiro Léo Lang, o lateral-direito Thalys, o meia Geovane e o atacante Felipe Azevedo. Eles sentiram desconfortos musculares nos trabalhos de pré-temporada e são dúvidas.
Veja as principais contratações dos clubes para o Campeonato Mineiro 2021
Não existe uma descrição para essa imagem ou galleria
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la!
Provável escalação
Para enfrentar o Boa Esporte, Lisca deve escalar a mesma equipe que empatou em 1 a 1 com o Bolívar, da Bolívia, em partida amistosa no CT Lanna Drumond. Assim, a provável formação do Coelho tem: Airton; Joseph, Ricardo Silva, Eduardo Bauermann e Lucas Luan; Flávio, Marcelo Toscano e Geovane (Gustavinho); Léo Passos, Carlos Alberto e Vitão.
Ainda no jogo-treino, um segundo grupo recebeu oportunidade na etapa complementar. Esses atletas devem fazer parte do banco de reservas diante do Boa. São eles: Jori; Thalys, Rodolfo, Heitor e Carlos Junio; Matheus Santos, Lucas Gabriel e Gustavinho; Ighor Gabryel, Kawê e Goldeson.
América
Airton; Joseph, Ricardo Silva, Eduardo Bauermann e Lucas Luan; Flávio, Marcelo Toscano e Geovane (Gustavinho); Léo Passos, Carlos Alberto e Vitão.
Técnico: Lisca
Boa Esporte
Carlos Miguel; Yuri Ferraz, Admilton, Alex Alves e Matheus Muller; Rodrigo Ancheta, Romeu, Dieguinho e Léo Coca; Jefferson e Diego Ceará.
Técnico: Ariel Mamede
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: sábado, 27 de fevereiro de 2021, às 19h
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Assistentes: Magno Arantes Lira e Marcyano da Silva Vicente