O zagueiro Ricardo Silva, primeiro reforço do América para a temporada 2021, foi apresentado nesta quinta-feira (18), no CT Lanna Drumond, em Belo Horizonte. Em entrevista à TV Coelho, o defensor de 28 anos mostrou otimismo e apostou alto: 'Tem tudo para o avião decolar'.
“Em 2019, quando o Felipe (Conceição) assumiu, a gente deu uma ‘fechada’ (no elenco). Fizemos os ajustes que precisávamos e começamos a evoluir. Por detalhe, as coisas não aconteceram, mas o departamento, diretoria, comissão… Foram muito felizes em manter o elenco e deu no que deu. A equipe teve continuidade no trabalho e, junto com a chegada do professor Lisca, o trabalho só cresceu”, afirmou.
“Esse ano, tem tudo para o avião decolar, porque é a mesma equipe, o mesmo grupo, o ambiente é muito bom. Aqui é um clube diferenciado. Todo mundo tem uma amizade bacana, todo mundo se gosta. Isso influencia muito. (...) “Esse ano vai ser um ano de luta, mas, com certeza, onde tem luta, tem vitória”.
Veja todas as contratações dos clubes da Série A para a temporada 2021
A galeria não aparece para você? Clique aqui!
“Acho que se a gente continuar o trabalho (como estamos continuando), manter o trabalho que o professor Lisca vem fazendo desde a temporada passada, com certeza a gente vai conseguir grandes conquistas. Não desviar o foco, humildade. Sabemos que a Série A é muito difícil”, completou.
Ricardo Silva também destacou a felicidade por retornar ao clube. O zagueiro chega para sua terceira passagem pelo América, após atuações nas temporadas 2018 e 2019.
“O sentimento é de alegria, gratidão pelo clube. Eu sempre falo que onde eu vou, procuro fazer o meu melhor dentro e fora de campo. (...) Gratidão pelo clube estar me recebendo novamente. Isso significa que fiz um bom trabalho nos anos que passei aqui. Se estou voltando, é porque fiz alguma coisa em prol do clube”, pontuou.
No setor defensivo, Ricardo encontrará forte concorrência. Anderson e Messias, titulares das excelentes campanhas do Coelho na Série B e na Copa do Brasil, seguem no elenco - ainda que Messias seja alvo de sondagens de outros clubes do país.
Questionado sobre suas características e a disputa pela posição, o zagueiro disse apostar na experiência como um trunfo para a titularidade. O defensor adotou um discurso 'paciente' e ressaltou que aproveitará as oportunidades que tiver.
“A equipe vem super bem defensivamente. A minha chegada é para agregar ao elenco. (...) Um pouco da experiência… acho que vou poder ajudar os mais jovens. Sou um pouco parecido com os meninos que estão aí também: veloz, rápido, chego firme”.
“O América foi muito bem. Um time que encantou o Brasil todo, encantou o mundo. Um time que jogou muito, tanto na Série B quanto na Copa do Brasil. A parte defensiva foi muito bem. Estamos aqui e vamos lutar. Eu vim aqui para somar. Tenho certeza que quando aparecer uma oportunidade, eu vou abraçar. Tudo tem o seu tempo”, acrescentou.
História no clube
Naquela oportunidade, Ricardo foi uma das peças fundamentais para a arrancada do América - que levou o clube da lanterna da Segunda Divisão ao 5° lugar. O zagueiro marcou cinco gols em 29 jogos na campanha.
Ficha do jogador
Nome completo: Ricardo César Dantas da Silva
Data de nascimento: 13/8/1992
Local de nascimento: São José do Seridó (RN)
Altura: 1,90 m
Clubes: América-RN (2010 e 2011), Mogi Mirim-SP (2011), Ceará-CE (2012 a 2013), Atlético-PR (2014 a 2016), Atlético-GO (2016 a 2017), América (2018 e 2019), Ituano-SP (2018, 2019 e 2020) e Operário-PR (2020).
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série B (2016), Campeonato Paranaense (2016) e Campeonato Cearense (2012 e 2013).