O América se prepara para iniciar 2021. O primeiro compromisso do Coelho será o Campeonato Mineiro, que terá início no próximo dia 28. Mas, para conseguir êxito no primeiro torneio do ano, sem comprometer fisicamente os principais jogadores do time para a sequência da temporada, a diretoria americana dividiu o elenco em dois. Os atletas com menor minutagem em campo em 2020 ganharão uma chance no início do Estadual. Por isso, iniciaram a pré-temporada mais cedo no CT Lanna Drumond.
A elaboração do plano para o começo do ano foi colocada em prática pelo Coelho na semana passada, quando o ‘time alternativo’ iniciou a pré-temporada. O grupo é composto por 25 jogadores. O time principal se reapresentou nessa segunda-feira (15) e terá um tempo maior de preparação.
Em entrevista ao Superesportes, o presidente Marcus Salum revelou que a comissão técnica do América pretende priorizar garotos da base e atletas que foram reservas durante a última edição da Série B do Campeonato Brasileiro para começar os trabalhos no Mineiro. Segundo ele, o ‘time alternativo’ será utilizado, pelo menos, até a terceira rodada. No decorrer do torneio, os jogadores principais deverão reassumir a titularidade na equipe.
“Todo mundo sabe que nós vamos começar o Campeonato (Mineiro) com uma equipe praticamente de base, que é meu sonho. Espero que dê certo, que a gente não corra nenhum risco, porque o campeonato nosso é muito rápido, e precisamos ganhar os jogos, mas eu me preocupo até em classificar. Só preocupo que o América se mantenha tranquilo. Isso é um sonho meu, porque você forma, forma, forma (...) e não dá uma chance real para os meninos da base. Então, nós vamos montar um time de base e jogar dois ou três jogos - acho que três. A gente espera muito desses meninos, que eles deem resultado. Ainda brinquei com eles: ‘se vocês ganharem, é capaz da gente jogar mais um pouquinho com vocês’, porque nós temos que preparar o time para a Série A. Precisa de uma pré-temporada bem feita”, revelou Salum.
“Nós tivemos uma temporada extremamente desgastante, muito cansativa. O grupo estava muito cansado, eu estava cansado demais. Jogo no Natal, jogo no Réveillon… ‘negócio de louco’. E aí, nós resolvemos dar férias e esse grupo está voltando para se preparar para o Brasileiro de uma forma correta, porque se eu já jogasse esse grupo para disputar o Mineiro, nós iríamos ter problema no Brasileiro. Então, espero que os meninos deem o resultado em campo”, concluiu.
A estratégia adotada pelo time mineiro agradou Juninho, volante e capitão da equipe. Para ele, essa divisão do elenco em dois grupos pode significar um passo à frente dos adversários na disputa pelo troféu do Campeonato Mineiro.
“Vejo isso de uma forma positiva, isso mostra que o América não para. Enquanto alguns estavam de férias, outros estavam trabalhando. Então, o América não parou. De certa forma, a gente vê o América saindo um pouquinho na frente dos adversários. Chegamos essa semana, mas o trabalho já foi iniciado com a garotada. Então, creio que vamos colher bons frutos e isso vai ser importante”, ressaltou Juninho em entrevista à TV Coelho.
A estreia do América no Campeonato Mineiro está marcada para o próximo dia 28, às 16h, no estádio Independência, em Belo Horizonte. O adversário será o Boa Esporte.
Preparação para a Série A
Juninho destacou que esta oportunidade no Estadual pode ser a chance perfeita para que muitos garotos se juntem ao elenco principal do América. Ele também lembrou que o ano do Coelho será recheado de competições (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão) e, para chegar bem em todas, será necessário um elenco forte.
“Nosso desejo é de que todo mundo vá bem. Se todos forem bem, quem sai ganhando é o América. O clube tem um DNA formador e isso é muito importante para os meninos. Eu acredito que tudo está sendo bem feito. Os meninos não foram jogados aqui não, está sendo um trabalho desenvolvido desde a temporada passada, onde muitos meninos começaram a treinar com a gente. É importante dizer isso, porque para as pessoas de fora do clube pode parecer que jogaram os meninos aqui e pronto, mas não foi assim. Tem uma equipe toda trabalhando para isso, os meninos já vinham ganhando experiência com a gente e agora é o momento deles”, afirmou.
“Acredito muito neles e espero, de coração, que todos joguem bem e fiquem com a gente na Série A, porque será muito importante. É um ano com várias competições e nós precisamos de um elenco forte. Temos que aproveitar a base do América, que é bem preparada”, disse.
Lista de atletas que deverão começar o Mineiro 2021:
Goleiros
- Jori
- Léo Lang
- Robson
Laterais-direitos
- Ronaldo
- Thalys
- Diego Ferreira
Zagueiros
- Arthur (emprestado pelo Cruzeiro até maio de 2021)
- Heitor
- Luisão
- Rodolfo
Laterais-esquerdos
- Carlos Junio
- Lucas Luan
Volantes
- Flávio
- Matheus Santos
- Renan Gomes
- Sabino
Meias
- Gustavinho
- João Gabriel
- Lucas Gabriel
Atacantes
- Carlos Alberto
- Goldeson
- Kawê
- Mario Victor
- PH
- Vitinho