Assista à integra da entrevista de Marcus Salum ao Superesportes
Nas contas baseadas no que foi revelado pelo dirigente, estima-se que o Coelho contratará, ao todo, seis ou sete jogadores para a temporada 2021. O zagueiro Ricardo Silva, de 28 anos, teve seu retorno selado ao clube na última quarta-feira (10).
“Eu tenho até o dia 28 de fevereiro e fiz uma combinação com o próprio treinador, com todo mundo, que nós íamos repor as perdas. Nós liberamos alguns jogadores. Repusemos a zaga, porque precisávamos de mais um jogador experiente. Nós estamos repondo na frente, onde saíram vários jogadores. Vai ter que ter um lateral-direito, porque nós liberamos o Daniel (Borges). Vai ter que ter um lateral-esquerdo, porque nós liberamos o Sávio. E, provavelmente, ainda vão ter dois ou três jogadores entre o meio e o ataque. Essa é a base inicial”, afirmou Salum à reportagem.
Nos próximos dias, o América deve anunciar a contratação do atacante Leandro Carvalho, vindo de empréstimo do Ceará. O jogador, que atua preferencialmente pela ponta direita, teve destaque sob o comando de Lisca em 2018 - ano em que marcou cinco gols nas 20 partidas que disputou pelo clube cearense.
A chegada de Leandro Carvalho é classificada por Salum como uma 'janela de oportunidade'. O dirigente explica que, nesta 'primeira etapa' de contratações, o América priorizará negociações com jogadores que se destacaram na última Série B.
“Essa primeira etapa (de contratações), concentramos em jogadores que nós vimos destacar na Série B. O Leandro (Carvalho) tem um 'dedo' de relacionamento com o Lisca e foi uma 'janela de oportunidade' por estar insatisfeito no Ceará, mas a nossa base são os clubes de Série B. Depois, quando o grupo se adaptar, nós vamos dar um passo à frente. A gente vai ver as outras dificuldades. Aí, já não vai ser comigo”.
O presidente do América também revelou que o clube fará investimentos maiores para esta temporada de Série A, comparados aos gastos das últimas oportunidades em que disputou o torneio - 2011, 2016 e 2018. Ainda assim, voltou a ressaltar que o foco de contratações será mesmo em jogadores de 'menor renome' no mercado.
“O que acontece (o que eu e o Lisca pensamos e conversamos): não adianta você trazer jogador com 'barriga cheia' para jogar no América, no Brasileiro. Você tem que trazer jogadores de potencial, de grandes clubes do Brasil, que não estouraram. São jogadores que querem um espaço e que têm qualidade técnica. E nós temos que fazer um trabalho diferenciado com eles”.
Camisas 1 e 9
Questionado sobre as avaliações de jogadores que não tiveram experiências na Primeira Divisão, como o goleiro Matheus Cavichioli e o atacante Rodolfo, Marcus Salum foi enfático: 'eles têm plenas condições de jogar a Série A'. Ainda assim, o presidente admitiu a possibilidade de reforçar esses setores.
“O Matheus e o Rodolfo têm plenas condições de jogar a Série A. Ponto um: eles demonstraram isso no campeonato esse ano. Ponto dois: provavelmente, as duas posições serão passíveis de reforços, como eu disse no começo. Nós devemos trazer mais um goleiro e mais um atacante. Está na nossa lista”.
João Ricardo
Ídolo do América, o goleiro João Ricardo teve seu contrato encerrado com a Chapecoense após o fim da Série B. No entanto, Marcus Salum garantiu que o clube mineiro não negocia com o jogador. Apesar disso, deixou as portas abertas para um possível retorno. O mandatário também fez muitos elogios à performance do arqueiro na última temporada.
“O João Ricardo é um grande amigo meu. Me liga e tudo. Mas, na hora de fazer contato com o João Ricardo, 'só Jesus'. É difícil demais. Eu não estou sonhando em trazer o João Ricardo, mas, se ele quiser vir, será muito bem-vindo. Para mim, foi o melhor jogador da Série B esse ano. Para mim, ele subiu a Chape. Eu assisti quase todos os jogos da Chape. Ele jogou muito. Muito. Eu falei isso com ele, quando eu estive com ele. Ele não jogou isso com a gente em 2019 e 2018”.
João Ricardo defendeu as cores do América entre 2014 e 2018. Pelo Coelho, ele disputou 214 partidas, foi campeão estadual, campeão da Série B e conquistou dois acessos à Primeira Divisão. O atleta de 32 anos está na mira do Ceará para a próxima temporada.
Alan Ruschel
Após o fim da Série B, o lateral-esquerdo ex-Chapecoense foi alvo de diversas especulações. O agente do jogador chegou a revelar seu desejo em defender o América e trabalhar com Lisca. Apesar disso, nas últimas semanas, as negociações com o Cruzeiro se concretizaram, e Ruschel deve ser anunciado como reforço da Raposa nos próximos dias.
Salum garantiu que não houve proposta oficial do Coelho pelo atleta. O dirigente revelou que seus padrões de salário não se enquadram no que o clube pode oferecer.
“A gente acha ele um grande jogador. Vai estar muito bem no Cruzeiro. Torço para ele, porque passou por muita coisa. É um jogador que a gente gosta, mas não iniciamos uma negociação”, completou.
Lucas Crispim
Na 32ª rodada da Série B, o América superou o Guarani, em Campinas, por 1 a 0, em partida que encaminhou o acesso alviverde à Série A. Um fato chamou atenção: após o apito final, Lisca procurou o meia Lucas Crispim, da equipe paulista, para uma conversa.
Posteriormente, o agente do atleta de 26 anos revelou o desejo do técnico americano em trabalhar com o jogador. O comandante do Coelho se impressionou com a performance de Crispim na última edição da Segunda Divisão. Perguntado sobre o tema, Salum desconversou, mas indicou uma possível negociação.
“Alguém perguntou do Leandro Carvalho. Como a coisa está muito encaminhada, nós falamos. Quando não está definida, quando tem processo, eu não gosto de falar se vai trazer, não vai trazer. Não gosto, porque isso só alimenta o mercado e perturba nossas negociações. Isso eu não vou falar”.