A última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro reserva fortes emoções ao torcedor do América. Líder, com os mesmos 70 pontos da vice Chapecoense, o Coelho buscará fazer o 'dever de casa' para que o tricampeonato não escape. A competição pode ser decidida até mesmo pelo critério do número de cartões.
Na próxima sexta-feira (29), às 21h30, as equipes entram em campo pela 38ª rodada. Enquanto o Coelho recebe o Avaí, no Independência, em Belo Horizonte, o Verdão do Oeste encara o Confiança, na Arena Condá, em Chapecó.
Disputa na tabela
América (70 pontos): 37J - 19V - 13E - 5D; 41GP - 22GC - 19SG
J = jogos; V = vitórias; E = empates; D = derrotas; GP = gols pró; GC = gols contra; SG = saldo de gols
Resultados que dão o título ao América
Uma série de combinações pode dar o tricampeonato ao clube mineiro. Veja:
Vitória do América e derrota da Chapecoense
Vitória do América e empate da Chapecoense
Empate do América e derrota da Chapecoense
Derrota do América e derrota da Chapecoense (desde que o saldo de gols seja igual ou favorável ao Coelho)
Vitória do América e vitória da Chapecoense (desde que o saldo de gols seja igual ou favorável ao Coelho)
Empate do América e empate da Chapecoense (desde que o Coelho continue com mais gols pró)
Por isso, para além de uma vitória contra o Avaí, o América buscará um placar elástico. Se vencer por 1 a 0, e a Chapecoense superar o Confiança por 2 a 0, por exemplo, o título ficará com os catarinenses.
Situação extraordinária
Caso o América empate em 0 a 0 com o Leão da Ilha, e a Chape empate em 2 a 2 com o Dragão, os números de suas campanhas (incluindo gols pró e gols contra) se igualarão. Dessa forma, o título seria decidido pelo critério de cartões vermelhos, já que os confrontos diretos terminaram empatados.
O Coelho somou 63 cartões amarelos e teve Lisca expulso em três oportunidades - os únicos três vermelhos do clube na Série B. Por sua vez, a Chapecoense teve amarelados em 96 oportunidades, além de quatro expulsões.
Nesta situação, caso o América recebesse um cartão vermelho diante do Avaí e os números se igualassem, o próximo critério passaria a ser o de cartões amarelos, que também privilegia a equipe mais disciplinada.