A derrota da Chapecoense, por 2 a 0, para o Operário, em Ponta Grossa-PR, na 37ª rodada, recolocou o América na ponta da tabela da Série B do Campeonato Brasileiro, com 70 pontos – mesma pontuação do clube catarinense, mas lidera pelo critérios de gols marcados. Com chances reais de ficar com a taça, o Coelho poderá conquistar o inédito tricampeonato da Segunda Divisão, nesta sexta-feira, diante do Avaí.
De acordo com o site de probabilidades do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o América irá para última rodada com 51,6% de chance de ficar com o caneco da Série B. Já a Chape, único clube que disputa o troféu com o time mineiro, tem 48,4%.
Para conseguir o feito, o Alviverde terá pela frente o 6º colocado Avaí, que contabiliza 55 pontos e ainda sonha com o acesso à elite do futebol nacional. A partida está marcada para esta sexta-feira, às 21h30, e será disputada no estádio Independência, em Belo Horizonte. Já o Verdão receberá o Confiança (14º, com 46 pontos), na mesma data e horário, na Arena Condá, em Chapecó.
As situações dos adversários dos postulantes ao título são bastante distintas. O Avaí viaja para BH alimentando a esperança do acesso à Série A. O clube catarinense está a três pontos do Juventude (4° colocado) e ainda tem possibilidades de subir. Por sua vez, garantida na próxima Série B, a equipe sergipana vai a Santa Catarina para cumprir tabela.
Veja os resultados que dão o título ao Coelho:
- Vitória do América e derrota da Chapecoense;
- Vitória do América e empate da Chapecoense;
- Empate do América e derrota da Chapecoense;
- Derrota do América e derrota da Chapecoense (desde que o saldo de gols seja favorável ao Coelho);
- Vitória do América e vitória da Chapecoense (desde que o saldo de gols seja favorável ao Coelho);
- Empate do América e empate da Chapecoense (desde que o Coelho continue com mais gols pró).
A eventual taça fechará com chave de ouro a histórica temporada em que o América garantiu mais de R$ 17 milhões em premiação ao chegar às semifinais da Copa do Brasil - caiu diante do Palmeiras após passar por Santos-AP, Operário-PR, Ferroviária-SP, Ponte Preta, Corinthians e Internacional.
Além disso, o clube pretende se tornar o maior vencedor isolado da Série B, com três títulos. Atualmente, o posto é dividido com Coritiba, Goiás, Palmeiras, Paysandu e Bragantino. A Chapecoense, por sua vez, almeja seu primeiro título.