América
None

AMÉRICA

Coelho terá missão de evitar 'efeito ioiô' de edições anteriores da Série A

Clube não conseguiu se firmar na primeira divisão no ano seguinte ao acesso

postado em 12/01/2021 21:44 / atualizado em 12/01/2021 23:25

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O América já começa a pensar em uma fórmula para evitar o filme repetido das suas participações anteriores na elite do Campeonato Brasileiro: o rebaixamento no ano seguinte ao acesso. O objetivo do clube é ter vida longa na primeira divisão para potencializar receitas, atrair investidores e aumentar a competitividade em prol de resultados expressivos no cenário nacional.


O Coelho mostrou que é possível jogar de forma equilibrada contra rivais da Série A ao passar por Corinthians e Internacional e encarar o Palmeiras de peito aberto na semifinal da Copa do Brasil. A organização tática da equipe foi exaltada por comentaristas esportivos em rede nacional e também por treinadores adversários.

Para 2021, o alviverde deve contar novamente com o técnico Lisca, que deu sinal favorável à renovação de contrato por mais um ano. Após confirmar o acesso matemático, ele quer coroar a campanha na Série B com o terceiro e, se possível, último título. “Queremos permanecer na Série A, parar de ganhar a Série B, e nos consolidar como clube forte, tradicional, de um projeto lindo de se transformar em clube-empresa e crescer ainda mais”, disse.

Em 2017, o América subiu à primeira divisão com a chancela de campeão da Série B (73 pontos) e até esteve perto de campanha razoável ao virar o turno do Brasileiro de 2018 em 11º, com 22 pontos- seis vitórias, quatro empates e nove derrotas. Contudo, o baixo desempenho no returno fez o time despencar para o Z4. A derrota para o Fluminense por 1 a 0, no Maracanã, na última rodada, decretou a queda em 18º, com 40 pontos.

Dois anos antes, o Coelho foi quarto na Série B, com 65 pontos, porém falhou no planejamento do elenco de 2016 ao incorporar jogadores encostados em grandes clubes e outros acostumados a disputar a segunda e a terceira divisão. Sem qualquer indício de que escaparia do descenso, ficou na lanterna do Brasileiro, com 28 pontos (sete vitórias, sete empates e 24 derrotas).

Em 2011, o América também participou da Série A após ser quarto da B do ano anterior. Apesar de ter amargado o 19º lugar, com 37 pontos, o time obteve vitórias expressivas. Na 13ª rodada, goleou o Vasco por 4 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Na 33ª rodada, superou o Corinthians, que viria a ser campeão, por 2 a 1, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Contra o Fluminense, ganhou tanto em casa, por 3 a 0, quanto no Rio, por 2 a 1.

Antes da era dos pontos corridos, o clube sofreu o efeito ioiô em 1998, quando encerrou a primeira fase em 21º, com 23 pontos em 23 jogos, um ano depois de conquistar a Série B. O rebaixamento foi confirmado na última rodada, com o empate por 1 a 1 diante do Palmeiras, no Independência. Na ocasião, o Brasileiro contava com 24 clubes, que se enfrentavam em turno único. Os oito melhores avançavam ao mata-mata até definir o campeão (o Corinthians bateu o Cruzeiro na decisão).

Tags: América Coelho serieb interiormg futnacional seriea