Abel chegou a falar que o América eliminou grandes clubes, como Corinthians (nas oitavas de final) e Internacional (nas quartas de final), graças a um ‘estado de flow (fluxo, em inglês)’, ‘um estado de não temos nada a perder’. “Nós só temos a ganhar, não temos nada a perder (falando com a cabeça de quem está no América, na visão dele). É assim que esta equipa pensa”, declarou.
Veja, a seguir, a fala completa do técnico do Palmeiras:
“Essa eliminatória, só nós é que tínhamos a perder. Estávamos a jogar com uma equipa que não tinha responsabilidade absolutamente nenhuma, estava a fazer o jogo das suas vidas, com uma campanha fantástica, foi à custa deste estado de flow, estado de ‘não temos nada a perder’, jogar contra o Internacional é igual, jogar contra o Corinthians é igual. ‘Nós só temos a ganhar, não temos nada a perder (falando com a cabeça de quem está no América, na visão dele)’. É assim que esta equipa pensa. E nós, Palmeiras, tínhamos toda a responsabilidade em cima de nós. Essa é que é a diferença, quando jogas com a responsabilidade de ganhar ou quando jogas ‘aconteça o que acontecer, nós já fizemos o nosso trabalho’, que foi o que aconteceu em relação ao nosso adversário. Pressão zero (referindo-se ao América). ‘Se ganhamos, espetacular, fazemos o jogo das nossas vidas, entramos na história do clube. Se perdermos, fizemos um grande trabalho, fizemos uma grande campanha’ (novamente falando com a cabeça do América, na visão dele). Portanto, há que se valorizar a pressão extra que nós tínhamos e que falamos sobre ela, porque só o Palmeiras que tinha a responsabilidade nas costas. E nós fomos capazes de meter essa responsabilidade nos ombros, como equipa grande que somos, assumir essa responsabilidade”.
No jogo de ida da semifinal, Palmeiras e América empataram por 1 a 1 no estádio Allianz Parque, em São Paulo. O Coelho, inclusive, saiu em vantagem e só cedeu o empate nos acréscimos, em falha de marcação após cobrança de lateral que resultou em gol de cabeça. No Independência, os mineiros comandaram as ações na maior parte do tempo, mas sofreram gols de Luiz Adriano e Rony na etapa final e perderam por 2 a 0.
Na decisão, o Palmeiras enfrentará o Grêmio, que eliminou o São Paulo com vitória por 1 a 0, em Porto Alegre, e empate por 0 a 0, no Morumbi.