Superesportes

AMÉRICA

Série B: campanha do América em 2020 supera, até então, a do título de 2017

Coelho vê acesso cada vez mais próximo

Lucas Bretas
Campanha de 2020 supera a de 2017, até o momento - Foto: Montagem com imagens de Juarez Rodrigues/EM e Gladyston Rodrigues/EM Nesta temporada, o América briga por seu quarto acesso à Série A nos últimos dez anos e, também, pelo tricampeonato da Série B do Campeonato Brasileiro. Aos que se apegam às estatísticas, o cenário é positivo: até o momento, a campanha do Coelho em 2020 supera a de 2017, quando o clube conquistou seu segundo título.



A equipe de Lisca, após 27 rodadas, somou 50 pontos. Até então, foram 14 vitórias, oito empates e cinco derrotas. Neste mesmo ponto da campanha do bicampeonato, o time de Enderson Moreira havia conquistado 48 pontos, com 13 vitórias, nove empates e cinco derrotas.

A jornada de 2020 também traz outra perspectiva positiva em relação à de 2017. Neste momento, o América tem sete pontos de vantagem para o Juventude (43), primeiro clube fora do G-4. Três anos atrás, a essa altura da competição, apenas três pontos separavam o Coelho de Ceará (45) e, novamente, Juventude — os primeiros times fora do G-4.

Uma coincidência une os dois momentos: a vice-liderança. Em 2017, cumpridos 27 jogos da Série B, a equipe mineira estava a seis pontos de distância do líder Internacional (54). Atualmente, o América trabalha para encurtar os quatro pontos de vantagem da líder Chapecoense (54).



Naquela ocasião, a Série B teve um desfecho emocionante. O alviverde, que havia perdido a liderança na 24ª rodada, só foi capaz de retomá-la na 35ª. Para isso, precisou vencer o Figueirense no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, por 2 a 1 (em partida que também garantiu o acesso antecipado), e contar com um empate em 1 a 1 entre Internacional e Vila Nova.

Na 38ª rodada, o América entrou em campo dependendo apenas de uma vitória contra o CRB para ser campeão. O gol do zagueiro Rafael Lima, aos 20 minutos da segunda etapa, confirmou que o título viria, de fato, para Belo Horizonte.

Agora, o Coelho trabalha com atenções voltadas ao duelo contra o Paraná, válido pela 28ª rodada da Série B. A partida deste sábado (12) será realizada às 18h30, no Independência, em Belo Horizonte.