Natural de Juiz de Fora (MG), Gustavinho demonstra evolução e, desde o ano passado, vem realizando treinamentos de transição com o elenco profissional. Na atual temporada, o meia soma atuações pelas competições de base e disputou todas as partidas do Coelho no Campeonato Brasileiro Sub-20.
Em entrevista, Gustavinho declarou: “muito feliz pela renovação. É um sentimento de muita alegria; saber que o clube confia no meu trabalho, no meu futebol. Mas isso vem também com muita responsabilidade de defender o América, a grandeza do América. Tô muito focado nos objetivos pra conquistar com esse clube (...). Também agradecer à diretoria, todos os profissionais envolvidos, que me deram esse voto de confiança. Tô muito feliz dentro do clube, no dia a dia (...); e enfatizar essa alegria que eu tenho de jogar no América. Sempre vou dar meu máximo por esse clube e por essa camisa.”
Sobre a renovação, Fred Cascardo, diretor de futebol da base do América, afirmou: "faz parte de um plano de carreira proporcionado pelo clube ao Gustavinho. Com isso, damos prosseguimento ao seu processo de formação e transição ao futebol profissional. O Gustavo é um atleta que já vinha sendo acompanhado pela comissão técnica e diretoria da categoria principal. Acreditamos que ele terá um belo futuro com a camisa do América".