Superesportes

AMÉRICA

América na briga pelo acesso: saiba projeção de matemático para o time na Série B

Responsável pelo site Probabilidades no Futebol e doutor em matemática pela UFMG, Gilcione Nonato Costa faz projeções para o Coelho na Série B

Bruno Furtado João Vitor Marques Rafael Arruda
Professor Gilcione Nonato Costa detalhes chances do América de voltar à Série A - Foto: Lucas Braga/UFMG O América estagnou fora do G4 da Série B por causa da sequência recente de uma derrota e três empates. Além da falta de vitórias, o time enfrenta grande dificuldade para fazer gols, fato que deixa o técnico Lisca preocupado. Em 13 rodadas, o alviverde balançou a rede apenas nove vezes, números que lhe conferem o pior ataque ao lado de Oeste, Figueirense, Brasil de Pelotas e Botafogo-SP.



Ainda assim, o Coelho está próximo do pelotão de acesso, em sétimo lugar, com 20 pontos (cinco vitórias, cinco empates e três derrotas) - dois a menos que Chapecoense, Juventude e Paraná, que ocupam da segunda à quarta posição. Hoje, a chance de título é de apenas 4%. Quando se fala em acesso, os números sobem para 27%.

O Superesportes entrevistou o engenheiro elétrico e doutor em matemática Gilcione Nonato Costa, de 49 anos, professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Ele é um dos criadores do site Probabilidades no Futebol, no ar desde 2005, que faz projeções de pontuação para vários torneios, entre os quais o Campeonato Brasileiro. Assista ao vídeo e veja o que o especialista falou a respeito do América!