Superesportes

AMÉRICA

Classificação sobre a Ponte faz América igualar melhores campanhas na Copa do Brasil

Assim como em 2020, Coelho chegou às oitavas de final em 1998 e 2018

Lara Pereira Rafael Arruda
América venceu Ponte Preta por 3 a 1 com gols de Felipe Azevedo, Alê e Rodolfo - Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press
A vitória por 3 a 1 sobre Ponte Preta, nesta terça-feira, no Independência, garantiu ao América a sua melhor participação na história da Copa do Brasil. Assim como em 1998 e 2018, o time disputará as oitavas de final em 2020.



Na campanha de 22 anos atrás, o Coelho levou a melhor diante de Ji-Paraná-RO, na primeira fase, e Internacional, na segunda fase. Nas oitavas, acabou eliminado pelo Sport ao empatar o duelo de ida por 3 a 3, em Belo Horizonte, e ser derrotado na volta por 2 a 1, no Recife.

Em 2018, o alviverde entrou diretamente nas oitavas por ter sido campeão da Série B do ano anterior. No primeiro jogo, perdeu para o Palmeiras por 2 a 1, no Independência. No segundo, chegou a abrir o placar no Allianz Parque, em São Paulo, mas levou o empate (1 a 1) e se despediu da competição.

Já em 2020, além de passar pela Ponte Preta, o Coelho superou Santos-AP (primeira fase), Operário-PR (segunda fase) e Ferroviária-SP (terceira fase). São três vitórias e três empates em seis partidas, com nove gols marcados e quatro sofridos.



Com o triunfo em cima da Ponte, o América se juntou ao Juventude nas oitavas de final da Copa do Brasil. Seis clubes brigam pelas três vagas restantes: Ceará x Brusque (2x0, na ida), Vasco x Botafogo (0x1, na ida) e Atlético-GO x Fluminense (0x1, na ida).

Outros 11 times entram diretamente na quinta fase - Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Santos, Athletico-PR, Corinthians, Internacional e São Paulo, representantes do Brasil na Copa Libertadores; Fortaleza, campeão da Copa do Nordeste; Bragantino, vencedor da Série B 2019; e Cuiabá, que conquistou a Copa Verde do ano passado.

Diferentemente de edições anteriores, não ocorrerá distinção de potes nas oitavas de final da Copa do Brasil 2020. Ou seja, existe a chance de confrontos entre times que estão na Libertadores. O campeão do torneio poderá faturar mais de R$ 72 milhões.


Com a missão cumprida na Copa do Brasil, o América volta a se concentrar na Série B, pela qual visita a Chapecoense nesta sexta-feira, às 19h15, na Arena Condá, em Chapecó, pela 11ª rodada. Será um confronto direto pelo G4, já que os dois times estão com 17 pontos - a Chape tem dois jogos a menos e leva vantagem no saldo de gols: 5 a 2.

Melhores campanhas do América na Copa do Brasil

2020


Oitavas de final
Adversário a ser definido
Quarta fase
América 3x1 Ponte Preta (volta)
Ponte Preta 2x2 América (ida)

Terceira fase
América 1 x 0 Ferroviária-SP (volta)
Ferroviária-SP 0 x 0 América (ida)

Segunda fase
Operário-PR 0 x 2 América (jogo único)

Primeira fase
Santos-AP 1x1 América (jogo único)

2018


Oitavas de final
Palmeiras 1x1 América (volta)
América 1x2 Palmeiras (ida)

1998


Oitavas de final
Sport 2x1 América (volta)
América 3x3 Sport (ida)

Segunda fase
Internacional 1x0 América (volta)
América 1x0 Internacional (ida)

* América venceu nos pênaltis por 4 a 2

Primeira fase
Ji-Paraná-RO 2x3 América
América 2x0 Ji-Paraná-RO