O time reserva do América correspondeu bem à confiança do técnico Lisca e goleou a URT por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Zama Maciel, em Patos de Minas, pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro. Diego Ferreira e Rickson, no primeiro tempo, e Vitão, no segundo, marcaram os gols da partida.
Durante parte do jogo, o Coelho chegou a liderar o estadual, mas o Tombense recuperou o posto ao bater o Uberlândia por 1 a 0. Com o resultado, o time de Tombos terminou a fase classificatória em primeiro, com 26 pontos, um a mais que o alviverde, que somou 25 e manteve a invencibilidade na competição (sete vitórias e quatro empates).
Segundo colocado no Mineiro e na briga pelo 17º título, o América pegará nas semifinais o rival Atlético, que goleou o Patrocinense por 4 a 0, no Mineirão, e garantiu o terceiro lugar, com 22 pontos. O duelo de ida será no próximo domingo (2/8), no Mineirão. A volta acontece na quarta-feira (5), no Independência.
Por ter alcançado melhor campanha na primeira fase, o alviverde terá a vantagem de atuar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. O mesmo vale para o Tombense na outra semifinal, contra a Caldense, que avançou na quarta posição mesmo perdendo para o Cruzeiro, por 1 a 0. A Veterana contabilizou os mesmos 20 pontos da Raposa, porém obteve saldo superior: 9 a 6.
O jogo
Com o objetivo de descansar os principais jogadores para a maratona de compromissos no Mineiro, na Série B e na Copa do Brasil, o técnico Lisca escalou o América com uma equipe reserva. O único titular mantido foi o goleiro Airton.
As novidades na formação foram os estreantes Anderson, zagueiro ex-Bahia, e Kawê, atacante de 18 anos promovido do sub-20. O treinador também confirmou Vitão, que marcou no empate por 1 a 1 com o Atlético, com a camisa 9.
O Coelho construiu a primeira boa chance aos 15 minutos, em chute de longa distância de Rickson. O goleiro Cris, da URT, esticou-se bem e conseguiu espalmar a bola para escanteio.
Na segunda oportunidade, o time da capital abriu o placar. Após passe de Matheusinho, Mizael e Cris bateram cabeça na defesa da URT e permitiram que o lateral-direito Diego Ferreira ganhasse a dividida para fazer 1 a 0.
O segundo gol americano não demorou muito para acontecer. Considerado por Lisca um potencial substituto de Juninho, Rickson soltou a bomba rasteira de longa distância no canto direito e ampliou: 2 a 0.
Na etapa final, o América continuou melhor, tocando a bola com tranquilidade e sem dar espaço ao adversário. Aos 27, Vitão tabelou com Matheusinho, recebeu a redonda dentro da grande área e bateu cruzado de pé esquerdo: 3 a 0.
Com larga vantagem, Lisca aproveitou para dar oportunidades a outros garotos, como o lateral-direito Thalys, o meia João Gabriel e o atacante Carlos Alberto. Ele também observou Marcelo Toscano e Léo Passos.
Aos 43 minutos, o alviverde quase marcou o quarto gol em cima da URT com o atacante Léo Passos, que cabeceou a bola lançada pelo lateral-esquerdo João Paulo e assustou o goleiro Cris.
URT 0X3 AMÉRICA
URT
Cris; Mizael, Rodolfo Manoel, Wembley e Jhonathan (Julio, aos 28min do 2ºT); Túlio (Yan Gomes, no intervalo), Valkenedy (Willian Mococa, no intervalo), Arilson (Lelis, aos 36min do 2ºT) e Vitor Braga; Kesley e Ian Augusto (Gabriel, aos 28min do 2ºT)
Técnico: Mazinho (interino)
AMÉRICA
Airton; Diego Ferreira, Joseph, Anderson e João Paulo; Flávio, Rickson (Marcelo Toscano, aos 27min do 2ºT) e Geovane (João Gabriel, aos 21min do 2ºT); Matheusinho (Carlos Alberto, aos 27min do 2ºT), Kawê (Thalys, aos 21min do 2ºT) e Vitão (Léo Passos, aos 33min do 2ºT)
Técnico: Lisca
Gols: Diego Ferreira, aos 23min, Rickson, aos 37min do 1ºT; Vitão, aos 27min do 2ºT (AME)
Cartões amarelos: Wembley, aos 20min do 1ºT (URT); Joseph, aos 11min do 2ºT (AME)
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Zama Maciel, em Patos de Minas-MG
Data: quarta-feira, 29 de julho de 2020
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Marcyano da Silva Vicente