O América empatou com o Boa Esporte, por 1 a 1, neste domingo, no Estádio Independência, mas manteve a liderança isolada do Campeonato Mineiro. O Coelho, no entanto, desperdiçou boa chance de ficar próximo da classificação às semifinais. E ainda teve quebrada sequência de quatro triunfos consecutivos - três pelo Estadual e um pela Copa do Brasil (diante do Operário-PR). Felipe Augustou fez o gol do alviverde, enquanto Jefferson igualou.
O América chegou a 18 pontos e permaneceu sozinho na liderança, mas permitiu a aproximação dos concorrentes como Tombense, que venceu o Villa Nova (2 a 1), em Nova Lima, e Caldense, que bateu o Coimbra em casa (2 a 0). Os dois representantes do interior alcançaram os 17 pontos na classificação. O Boa foi a sete pontos e ainda precisa se livrar do risco de rebaixamento.
O América volta a campo na próxima quarta-feira, só que pela terceira fase da Copa do Brasil. O Coelho vai a Araraquara, interior paulista, enfrentar a Ferroviária, às 19h15. Pelo Estadual, o Coelho terá pela frente o Patrocinense, no domingo (15), às 16h, em Patrocínio. No mesmo dia, às 10h, em Varginha, o Boa Esporte receberá o Uberlândia.
O JOGO
O primeiro tempo foi dominado pelo América, que jogou praticamente no campo de defesa do Boa, que por sua vez priorizou a marcação e ocupação dos espaços. O Coelho aumentou a pressão a partir dos 15min, e as chances foram surgindo. Jogador mais perigoso do alviverde, Felipe Augusto teve três oportunidades, mas não conseguiu superar o goleiro Renan Rocha, que fez intervenção salvadora no último lance da etapa inicial e impediu a vantagem dos donos da casa.
A situação mudou no segundo tempo, com o Boa adotando postura diferente. O time de Varginha se arriscou mais e deu trabalho ao América. A expulsão de Zé Ricardo, aos 7min, depois de falta cometida em Jefferson e receber o segundo cartão amarelo, prejudicou o Coelho, que ainda assim conseguiu abrir o placar, aos 13. Felipe Augusto dominou de fora da área e chutou fora do alcance de Renan Rocha: 1 a 0.
EQUILÍBRIO
O gol seria um alívio para o América, mas o Boa Esporte foi valente e buscou o empate. Em vacilo de Ademir, Chiquinho roubou a bola e cruzou para conclusão de Jefferson, aos 23: 1 a 1. Foi o suficiente para o técnico Lisca mexer na equipe, mesmo em desvantagem numérica. Flávio, Vitão e Léo Passos foram as trocas do treinador, que no entanto não surtiram efeito. Os visitantes ainda assustaram com Chiquinho, em chute venenoso que Jori espalmou.
O Boa também ficou com um homem a menos com a contusão de Dênis, que substituíra Cesinha. O técnico Nedo Xavier já processara as três trocas na equipe, que terminou o jogo com dez. Com isso, o Coelho buscou o gol da vitória, mas Renan Rocha apareceu bem em conclusão de Léo Passos, evitando a vantagem dos anfitriões. Na última jogada, foi a vez de Jori espalmar chute de Gindre. O empate prevaleceu no Horto.
AMÉRICA 1 x 1 BOA ESPORTE
AMÉRICA
Jori; Diego Ferreira, Lucas Kal, Eduardo Bauermann e Sávio; Zé Ricardo, Juninho e Alê (Flávio); Ademir (Léo Passos), Felipe Augusto (Vitão) e Rodolfo
Técnico: Lisca
BOA ESPORTE
Renan Rocha; Yuri, Wesley, Henrique Moura e Ferreira (Chiquinho); Caio César (Gindre), Nonoca, Cesinha (Denis Custódio), Carlinhos e Claudeci; Jefferson
Técnico: Nedo Xavier
Motivo: oitava rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, BH
Data: domingo, 7 de março
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Frederico Soares Vilarinho
Cartões amarelos: Ferreira, Wesley (BOA); Zé Ricardo, Lucas Kal (AME)
Expulsão: Zé Ricardo
Público: 2.993
Renda: R$ 17.390 GOLS: Felipe Augusto, 13, Jefferson, 23min do 2ºT