Fundado em 1973 e em apenas na sua sétima participação na Copa do Brasil, o Santos-AP é o primeiro adversário do América na competição nacional. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30, no estádio Olímpico do Zerão, em Macapá. O Superesportes pesquisou algumas curiosidades do Peixe da Amazônia, equipe que tenta alçar voos maiores no país.
Elenco mesclado
O time amapaense aposta na mescla entre juventude e experiência neste início de temporada. O elenco do Santos-AP é formado por 28 atletas, com uma média de idade de 26 anos. O atacante Dudu é o jogador mais novo da equipe, com 18 anos.
Atacante de 42 anos
O atacante Jean Marabaixo, de 42 anos, é o jogador mais velho do time santista. Experiente, ele coleciona passagens por diversos clubes do país e do exterior. Titular abosluto do Peixe do Amazônia, Jean está em sua nona temporada no time.
Técnico
Comandante do Santos-AP no título do Campeonato Amapaense, Edson Porto está na sua quarta temporada à frente da equipe. Além de comandar a última conquista no Estadual, ele também esteve presente nos títulos de 2017 e 2018.
Números na competição
Esta será a sétima vez que o Santos-AP disputará a Copa do Brasil. Dos 10 jogos que disputou, o Peixe da Amazônia perdeu oito e empatou em duas ocasiões. A equipe amapaense nunca avançou da primeira fase da competição nacional.
Em 2014, o Santos-AP encarou o América no estádio Zerão e foi superado pelos mineiros com uma vitória por 3 a 0. Os gols da partida foram marcados por Elvis, Elsinho e Júnior Negão.
Por ter uma colocação melhor no Ranking Nacional de Clubes (RNC), em relação ao adversário, o América tem a vantagem do empate para conseguir a classificação na Copa do Brasil. Isso porque nesta fase não há disputa de pênaltis.
Veja o elenco do Santos-AP:
Goleiros: Rubens Júnior, Pezão e Maza
Laterais: Romano (lateral-direito), Diego Mc Laren (lateral-direito), Batata (lateral-esquerdo) e Eduardo (lateral-esquerdo)
Zagueiros: Matheus, Preto Barcarena, Jonathan, Giovanni, Márcio Jari e Júnior Gaúcho
Volantes: Ramon e Sandro Galhardo
Meias: Victor Dourado, Denilson e Marcelinho
Atacantes: João Pedro, Fabinho, Danilo Peixe, Luciano, Jean Marabaixo, Itamar, Belém, Bahia, Dudu e Carlinhos