Antes de trabalhar no profissional, Cauan era técnico da base. Ele dirigiu o Sub-17 do Coelho de 2017 a junho de 2019. O treinador comentou a estreia, com vitória sobre o Tupynambás (1 a 0), em Juiz de Fora.
"Eu vim da base do América, a minha história no clube é muito forte. Então, é uma mistura de sentimentos. Assim como um jogador da base sobe, foi assim comigo também. E foi uma experiência muito boa, esse grupo é espetacular. Tem um caráter, um profissionalismo que é fora de série. A gente está muito feliz com o grupo que tem. A vitória que a gente teve se deve a ele", disse.
"Hoje, representa meu melhor momento profissional. Estou com uma felicidade enorme, vim da base do clube, sou uma cria do clube e o fato de estar treinando uma equipe com muita força para mim é fantástico. Sentimento único", acrescentou.
Cauan de Almeida é paulista de São Bernardo do Campo. O bom trabalho que ele desempenhou na base do América chamou a atenção da CBF. Cauan chegou a ser convocado para participar da preparação da Seleção Brasileira Sub-17 para competições da categoria.