O interesse do Coelho em Ribamar é antigo. Em entrevista à Rádio Itatiaia em agosto, o presidente Marcus Salum já havia revelado a consulta pelo atleta, mas o Vasco não o liberou a pedido do então técnico Vanderlei Luxemburgo. Substituto de Luxa, Abel Braga também faz planos para utilizar o atacante na equipe.
Ribamar marcou três gols em 21 partidas no Brasileiro de 2019. O mais emblemático foi no empate com o Flamengo por 4 a 4, em 13 de novembro, no Maracanã. Ele entrou aos 36 minutos do segundo tempo e balançou a rede em finalização de cabeça, aos 48’.
Em 2019, o artilheiro americano foi Júnior Viçosa, com 11 gols em 45 partidas. Apesar dos números superiores aos dos colegas de elenco, o atacante não teve o contrato renovado e se transferiu para o Vitória.
Até o momento, o Coelho oficializou seis contratações: o zagueiro Eduardo Bauermann (ex-Paraná), os meio-campistas Alê (ex-Cuiabá) e Rickson (Botafogo), e os atacantes Rodolfo (Capivariano-SP), Léo Passos (Palmeiras) e Felipe Augusto (ex-Operário-PR).
Sem acordo para manter o zagueiro Ricardo Silva, que retornou ao Ituano, o América tem um reforço engatilhado para a posição. O nome do sétimo contratado deve ser divulgado pelo clube nos próximos dias.
A estreia do América no Campeonato Mineiro de 2020 será contra a Caldense, às 20h30 de quarta-feira, 22 de janeiro, no Independência. Este ano, o clube também disputará a Copa do Brasil e a Série B do Brasileiro.