O atacante Jonatas Belusso não deve ficar no América em 2020. O clube mineiro negocia o empréstimo do centroavante para o Juventude, rival do Coelho na Série B no próximo ano. A informação publicada pelo portal Pioneiro, de Caxias do Sul, foi confirmada pelo Superesportes.
A ideia do América é emprestar Belusso para o Juventude por uma temporada. O contrato dele com o Coelho vai até o fim do próximo ano. Desta forma, quando o empréstimo for concluído, o jogador não vai mais ter vínculo com o clube mineiro.
A negociação se arrasta por causa da questão financeira. Os vencimentos do atacante estão acima do teto salarial do Juventude. O clube gaúcho quer que o América ajude no pagamento dos salários de Belusso. A diretoria do Coelho tenta encontrar a melhor solução para emprestar o jogador.
“É um nome que estamos conversando. Sabemos que ele quer buscar novos ares e isso pode convencer o América a liberá-lo. Mas é um jogador que depende de um maior investimento e não temos condições de bancar todo o salário”, disse Osvaldo Pioner, diretor-geral de futebol do Juventude, ao site Pioneiro.
Belusso não conseguiu se firmar no ataque do América em 2019. O jogador até conseguiu ser titular durante parte do primeiro turno da Série B, mas perdeu espaço quando Felipe Conceição assumiu o comando da equipe. Em 26 jogos na temporada (12 como titular), ele fez três gols, um deles contra o próprio Juventude.
Aos 31 anos, o atacante pode retornar ao clube gaúcho. Em 2012, ele defendeu as cores do Juventude. Entre Campeonato Gaúcho, Série D e Copa do Brasil, foram 12 gols em 18 jogos.