O zagueiro-artilheiro Ricardo Silva está mais distante de permanecer no América para a disputa da temporada 2020. Emprestado pelo Ituano ao Coelho, o contrato do capitão é válido até 31 de dezembro deste ano e pode não ser renovado.
Segundo o empresário do jogador, Fábio Baitler, as negociações para tratar da permanência do zagueiro de 27 anos estacionaram após a equipe alviverde não subir para a primeira divisão. "Falei com América, porém a oferta oferecida não é mais válida por não ter o acesso", informou ao Superesportes. De acordo com o representante, clubes das Séries A e B sondaram o atleta.
Procurado pela reportagem, o América não quis se manifestar sobre o assunto pois não comenta sobre negociações que envolvem seus jogadores.
Ricardo Silva foi contratado pelo clube alviverde em maio deste ano como primeiro reforço da ‘era Barbieri’. Em sua segunda passagem pelo Lanna Drumond, o defensor consagrou-se como capitão da equipe e peça fundamental na arrancada do time na Série B do Campeonato Brasileiro.
Titular em todas as 29 partidas que disputou pelo Coelho em 2019, Ricardo marcou cinco gols, melhor marca entre zagueiros do América na competição por pontos corridos (desde 2006).
Primeira passagem
A primeira passagem de Ricardo Silva em Belo Horizonte foi em 2018. O zagueiro chegou ao América em abril daquele ano e participou da campanha do rebaixamento à Série B, mas só disputou apenas uma partida. Ele teve o vínculo encerrado em dezembro e retornou ao Ituano.
No primeiro semestre de 2019, Ricardo jogou pelo Campeonato Paulista em 14 ocasiões, contribuindo para a chegada da equipe do interior até as quartas de final da competição.
Problemas na defesa
Com a iminente saída de Ricardo, a dupla de zaga americana terá de ser modificada. Apesar de o América ter estendido o contrato de empréstimo com o zagueiro Lucas Kal, que pertence ao São Paulo, o clube perdeu outra peça importante na defesa: trata-se do zagueiro Pedrão. Vinculado ao Palmeiras, o jovem de 22 anos deve ser aproveitado pelo Verdão na próxima temporada.
As opções que o Coelho tem para 2020 são os garotos João Cubas, de 19 anos; Luisão, de 20; e Sabino, também de 20, todos formados nas categorias de base do clube.
Outro que pode deixar o alviverde é o experiente Lima, de 34 anos. O contrato do zagueiro com o time mineiro se encerra em 31 de dezembro de 2019.