Em alta, o técnico Felipe Conceição assumiu o América em uma realidade bem distinta do que a vivida no momento. Da lanterna ao possível acesso, o treinador comandou uma reação história do Coelho nesta Série B do Campeonato Brasileiro. Para coroar a arrancada e garantir uma vaga na elite do futebol nacional, o Alviverde precisa vencer o já rebaixado São Bento neste sábado, às 16h30, no Independência. A partida marca o duelo ‘mais importante’ da carreira de Conceição.
“Sim, sem dúvidas. Esse é o (jogo) mais importante da minha carreira como treinador e atleta também”, comentou o treinador.
A ‘era Conceição’ começou na 10ª rodada da Série B. Em julho, o time alviverde era o lanterna da competição, com seis pontos em 30 possíveis. A reação veio três rodadas depois, em uma vitória pelo placar mínimo de 1 a 0 sobre a Ponte Preta, no interior de São Paulo. A partir do triunfo no Moisés Lucarelli, o Coelho emendou uma longa sequência invicta, com 12 jogos sem saber o que é perder. Essa arrancada mudou o patamar do América na temporada.
“Eu esperava fazer um bom trabalho e tirar o América daquela situação, que era o principal objetivo. Era chegar no final do ano, olhar para trás e enxergar um bom trabalho. (Um trabalho) tão expressivo assim a gente não pensa, porque a gente pensa jogo a jogo. Então, o foco é no próximo jogo e no nosso treinamento, foi assim que as coisas foram acontecendo”, disse.
Cautela com o adversário
O São Bento entrará em campo com o destino já decretado nesta Série B: o rebaixamento. Mesmo sem chances de alterar seu futuro na competição, os paulistas vêm a Belo Horizonte com a pontaria afiada. O Bentão é dono do quarto melhor ataque da Segundona, com 44 gols. Os bons números ofensivos ligaram um alerta ao Coelho e também ao Felipe Conceição.
“O São Bento tem uma maneira diferente de jogar do Guarani. O Guarani já tinha aquela maneira de jogar mais defensiva e aproveitou essa situação para jogar pelo empate, reforçando aquilo que tinha. Já o São Bento é uma equipe que toma muitos gols, mas faz muitos gols também. Então, é uma equipe que o natural dela é atacar também. Então, a gente tem que tomar cuidado com o ataque do São Bento e fazer nosso jogo”, finalizou.
Preparação
Em ritmo de decisão, o América treinou nesta sexta com portões fechados no CT Lanna Drumond. No treino em campo, o elenco americano foi dividido em dois grupos. Enquanto um tinha foco em diversas situações de bola parada, o outro fez um trabalho leve em campo.
Seguem em tratamento no departamento médico o lateral-esquerdo João Paulo, com um incômodo na coxa esquerda, e o volante Willian Maranhão, com um desgaste acentuado na coxa esquerda.
Cumprindo suspensão automática, o lateral-direito Diego Ferreira e o zagueiro Ricardo Silva são desfalques certos para a última partida do Coelho na temporada. Para a vaga do lateral, o técnico Felipe Conceição confirmou o retorno de Leandro Silva. A única dúvida permanece para o lugar do capitão alviverde. Luisão é cotado para substituí-lo.