O América venceu o Guarani por 1 a 0 nessa sexta-feira, no Brinco de Ouro, em Campinas, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado colocou o Coelho na terceira posição da tabela e a uma vitória do acesso. A partida decisiva será contra o já rebaixado São Bento, no próximo sábado, 30 de novembro, às 16h30, no Independência.
Terceiro colocado, com 61 pontos, basta um triunfo para o América voltar à elite do futebol brasileiro. Isso porque o Atlético-GO ficou no empate em 2 a 2 com o Brasil de Pelotas, na quinta-feira, e chegou também a 61. Porém, o Coelho tem duas vitórias a mais que o time goiano, primeiro critério de desempate.
Ou seja, uma vitória do Dragão diante do Sport (2º, com 67 pontos) no sábado, também às 16h30, no Antônio Accioly, não é suficiente para ultrapassar o alviverde se este também vencer seu último confronto.
Em caso empate contra o São Bento, o América precisaria torcer por pelo menos um empate do Atlético-GO diante do Leão. Se o Coelho for derrotado pelo Azulão, terá que “secar” o Dragão, que também teria de perder.
O Coritiba, que tem 60 pontos, joga neste domingo, às 16h, contra o campeão Bragantino, no Couto Pereira, e pode abrir dois pontos de vantagem em relação ao adversário.
Em caso de empate no domingo, o time paranaense iguala o América e o Atlético-GO em pontuação e passa a ser o quarto colocado, ainda nesta rodada, pelo número de vitórias (17 do Coelho, 16 do Coxa e 15 do Dragão). Se vencer, assume a terceira posição, ultrapassando alviverde e rubro-negro. Na última rodada, o Coritiba vai a Salvador enfrentar o Vitória, às 16h30 do sábado, no Barradão.
Casa cheia na decisão
Para a partida decisiva contra o São Bento, o técnico Felipe Conceição disse que espera casa cheia e conta com o apoio da torcida para motivar o time a conquistar o acesso. “Não tenho dúvida que o Independência vai ter bastante gente nos empurrando. Vamos descansar bem, trabalhar bem durante a semana para que a gente faça um grande jogo”.