Com o resultado, o América chegou aos 49 pontos, dois a menos que o 4º colocado Atlético-GO, que também empatou na rodada. Mesmo fora de casa, o empate foi pior para a Ponte, que foi a 42 pontos e perdeu duas posições - para Cuiabá e Brasil de Pelotas, que venceram seus compromissos.
Na próxima rodada, o América tem confronto direto contra o Paraná. O duelo está marcado para às 20h30 de terça-feira, no Independência. A Ponte Preta recebe o São Bento, no mesmo dia, às 21h30, no Moisés Lucarelli.
O jogo - América começa melhor, Ivan brilha e Ponte equilibra confronto
O duelo entre América e Ponte Preta, neste sábado, no Independência, teve um ritmo muito forte nos 30 primeiros minutos. O Coelho iniciou bem o confronto, com triangulações por ambos os lados do campo e sabendo usar os espaços na intermediária adversária. A Macaca, por sua vez, demonstrou resiliência e segurou o ímpeto dos donos da casa, equilibrando a partida e levando o empate para os vestiários.
O América iniciou pressionando o rival. Tabelas e chegadas de surpresa dos jogadores que vinham da linha de trás dos atacantes davam dinâmica ao time. Aos 15 minutos, Matheusinho exigiu boa defesa de Ivan. O goleiro da Ponte brilhou mais duas vezes: aos 20’, defendendo pênalti batido por Felipe Azevedo, rasteiro, no meio do gol. O atacante americano ainda saiu cara a cara e parou em ótima intervenção do arqueiro, aos 34’.
Os visitantes também tiveram boa chances, principalmente com Roger. O camisa 9 tentou de longe, aos 24’, mas Airton defendeu seguro. Quando a Ponte equilibrou a partida, o centroavante ainda sofreu pênalti em entrada de Ricardo Silva. O árbitro Ramon Abatti Abel assinalou a falta, mas a assistente Gizeli Cazaril invalidou o lance porque o jogador da Macaca iniciou a jogada em posição de impedimento.
Segundo tempo segue equilibrado, e Ivan segura o empate
Com o retorno para a segunda etapa, a Ponte Preta aproveitou ter equilibrado o confronto e manteve ritmo morno, segurando o América com imposição física. O Coelho criava suas melhores chances quando trocava passe e invertia jogadas de um lado pelo outro na intermediária ofensiva. No entanto, a Macaca tinha o contra-ataque forte, com articulação de Renato Cajá e bom posicionamento de Roger.
Aos 21’, a Macaca teve um gol anulado. Araos bateu de fora da área, e Roger, em posição de impedimento, se abaixa para que a bola passe. O assistente Eli Alves Svidorki assinalou a posição do centroavante e o árbitro invalidou o lance.
Talentoso, Matheusinho era quem mais armava as oportunidades ao América. Do outro lado, Ivan seguia em noite inspirada. O meia americano arrancou da intermediária, driblou três marcadores e passou na medida para Viçosa, que domina mal e a bola sobra para o goleiro da Ponte, que sai bem da meta. O Coelho mostrou muita disposição e entrega física, mas parou mesmo em noite inspirada do camisa 1 pontepretano. Empate no Horto.
AMÉRICA 0 x 0 PONTE PRETA
América
Airton; Diego Ferreira, Lucas Kal, Ricardo Silva e Sávio (Jonatas Belusso); Zé Ricardo, Juninho e Geovane; Matheusinho, Felipe Azevedo (Rafael Bilu) e Júnior Viçosa (Vitão)
Técnico: Felipe Conceição
Ponte Preta
Ivan; Edilson, Renan Fonseca, Reginaldo e Trevisan; Camilo, Lucas Mineiro, Araos (Bill) e Renato Cajá (Washington); Vico (Marquinhos) e Roger
Técnico: Gilson Kleina
Cartões amarelos: Matheusinho (América); Edilson, Lucas Mineiro e Roger (Ponte Preta)
Público: 5.845
Renda: R$ 26.342,00
Motivo: 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: sábado, 2 de novembro de 2019
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Eli Alves Svidorki e Gizeli Cazaril (SC)