De acordo com testemunhas, Agenor estava dirigindo pela ponte do córrego Mestre D'Armas, em Planaltina, o automóvel se descontrolou, atravessou a pista, bateu em uma moto e capotou. Ele morreu ainda no local. Uma carreta chegou a bater nos dois veículos, mas o motorista não se feriu.
O condutor da moto era Wemerson de Oliveira Dias, de 27 anos, que, assim como Agenor, não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele chegou a ser levado para o Hospital Regional de Sobradinho, mas teve uma parada cardiorrespiratória.
Pelas redes sociais, o América lamentou a morte do jogador e prestou condolências à família e amigos do atleta.
O América lamenta o falecimento do volante Agenor, que defendeu nossa camisa em 2012.
— América FC (@AmericaMG) October 15, 2019
Desejamos nossos sentimentos à família e aos amigos de Agenor.
Trajetória no esporte e passagem pelo América
Nascido no Rio de Janeiro, em agosto de 1981, Agenor Figueiredo Santos iniciou a carreira no Brasília.No primeiro semestre de 2013, o volante foi emprestado ao Rio Verde para disputar o Campeonato Goiano. O desempenho não foi ruim, já que ele marcou dois gols em 13 jogos, mas sua equipe acabou rebaixada para a Segunda Divisão.
Em agosto de 2013, América e Agenor, então com 31 anos, acertaram a rescisão amigável de contrato. Na época, o volante não estava nos planos do técnico Paulo Comelli para a sequência da temporada e as partes optaram pela saída do jogador.
Naquele mesmo mês, antes de deixar o clube, Agenor foi vítima de assalto no bairro Xangrilá, em Contagem, próximo ao CT Lanna Drumond. De acordo com a Polícia Militar, dois homens em uma moto, um deles armado, o abordaram e roubaram seu carro modelo BMW.