Superesportes

SÉRIE B

América vence CRB no Independência, se recupera e encosta no G4 da Série B

Após fim de invencibilidade, Coelho triunfa com gol do capitão Ricardo Silva

José Cândido Junior
Jogadores do América comemoram gol do capitão Ricardo Silva - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Depois da perda da invencibilidade de 12 partidas, o América se recuperou na Série B do Campeonato Brasileiro. Com atuação segura e dominante, o Coelho venceu o duelo direto contra o CRB por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Independência, pela 26ª rodada da competição. O gol do jogo foi marcado pelo zagueiro Ricardo Silva, aos 19 minutos do primeiro tempo. O triunfo no Horto faz a equipe mineira subir da décima para a quinta posição da tabela. 

Com o resultado, o América se reabilitou do revés por 2 a 1 para o Coritiba, chegou a 38 pontos e se igualou ao CRB, quarto colocado. No entanto, os alagoanos seguem no G4 por terem uma vitória a mais que os mineiros no campeonato – 11 contra 10. 

Na rodada seguinte, o América enfrenta o Bragantino. O confronto com o líder da Segunda Divisão será na próxima terça-feira, às 21h30, no Independência. Um dia antes, o CRB recebe o Sport no estádio Rei Pelé, às 20h, em Alagoas. 

Capitão define a vitória no Horto

O início da primeira etapa foi de pouca ação no Independência, com as duas equipes comedidas. O América logo aumentou o ritmo, pressionou a saída de bola e assustou o CRB em dois chutes de Junior Viçosa, na entrada da área – o primeiro, aos 12min, passou por cima; dois minutos depois, o outro bateu na rede pelo lado de fora.
O Coelho manteve a ofensividade e abriu o placar aos 19 minutos. Em cobrança de falta pela ponta direita, João Paulo levantou para a área. O zagueiro Ricardo Silva saltou entre os marcadores, na risca do pênalti, e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Vinícius Silvestre: 1 a 0

O América voltou a ameaçar os alagoanos aos 22 minutos, em cruzamento venenoso de Junior Viçosa. Vinícius Silvestre espalmou para escanteio. Matheusinho também teve chance de finalizar da entrada da área, mas mandou para fora. Na única oportunidade clara do CRB na etapa, Elton foi lançado por Leo Ceará e entrou livre na grande área. Cara a cara com Airton, o meia-atacante mascou o chute, e o goleiro americano ficou com a bola.



Chances perdidas e susto 

O técnico Felipe Conceição mudou o América no intervalo: amarelado – e suspenso na próxima rodada pelo terceiro cartão -, Flávio deu lugar a Zé Ricardo. O CRB também mexeu: o atacante Willians Santana substituiu o volante Ferrugem, lesionado. O Coelho continuou com o domínio da partida e criou mais chances para ampliar a vantagem. Junior Viçosa, no entanto, falhou novamente nas conclusões, aos 13 e 18 minutos. Aos 22min, o atacante serviu Juninho, livre na área. Mas o volante bateu por cima do gol. 

Com maior número de finalizações e de posse de bola na partida, o América teve um grande susto aos 33 minutos.
Iago recebeu passe de Claudinei, chutou forte. A bola explodiu na trave de Airton. Em seguida, Felipe Conceição sacou Diego Ferreira para a entrada de Felipe Azevedo. Aos 39min, Geovane entrou na vaga de Matheusinho. Após as alterações, o Coelho fechou os espaços, neutralizou a pressão adversária e garantiu o resultado no Horto. 

AMÉRICA 1 X 0 CRB

América
Airton; Leandro Silva, Lucas Kal, Ricardo Silva e João Paulo; Flávio (Zé Ricardo), Willian Maranhão e Juninho; Diego Ferreira (Felipe Azevedo) e Matheusinho (Geovane); Júnior Viçosa. Técnico: Felipe Conceição.
 
CRB
Vinícius Silvestre; Daniel Borges, Wellington Carvalho, Edson Henrique e Igor;  Claudinei, Lucas Abreu (Iago), Ferrugem (Willians Santana) e Elton (Lucas Siqueira); Alisson Farias e Léo Ceará. Técnico: Marcelo Chamusca.

Gol: Ricardo Silva (América), aos 19 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Flávio, Leandro Silva (América); Lucas Abreu, Claudinei, Wellington Carvalho (CRB)
 
Motivo: 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: quinta-feira, às 19h15
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (RJ) e Rondinelle dos Santos Tavares (RJ)

Público: 2.752
Renda: R$ 15.288,00
.