
AMÉRICA
Veja a situação de cada concorrente do América ao acesso à Série A de 2020
Superesportes mostra o momento dos dez primeiros colocados da Segundona
postado em 13/09/2019 16:25 / atualizado em 13/09/2019 16:23

Faltam 17 rodadas para o final da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a disputa pelo G4 ainda em aberto, as equipes seguem na busca de uma vaga que garanta o acesso à Série A em 2020. Em ascensão no torneio, o América vive a sua melhor fase dentro de campo. São dez jogos de invencibilidade, com seis triunfos e quatro empates.
Na tabela, cinco pontos separam o Coelho, atual 11º colocado, do Coritiba, o último clube do G4. Confira o momento atual de cada candidato a uma vaga entre os quatro primeiros times da Segundona.
O Bragantino garantiu a melhor campanha no primeiro turno da Série B. Atual líder com 41 pontos, o Massa Bruta soma 12 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Em números, os paulistas são destaque. Com 65,1% de aproveitamento, o clube de Bragança Paulista tem o maior número de gols marcados: são 32. Os paulistas ainda têm o menor número de derrotas: apenas quatro.
A maior série invicta dos paulistas no torneio durou seis partidas (com quatro vitórias e dois empates) e se esvaiu na 21ª rodada, com a derrota para o Sport por 2 a 1.
O Atlético-GO vive sua melhor sequência positiva na competição. São seis jogos sem perder, com três vitórias e três empates. Vice-líder do torneio com 37 pontos, os goianos não sabem o que é perder fora de casa há seis partidas, desde o empate por 0 a 0 com a Ponte Preta, pela 10ª rodada da Série B. Longe de seus domínios, o Dragão coleciona quatro triunfos e dois empates.
O Sport é a equipe com menor número de derrotas da Série B: apenas duas. Apesar dos poucos reveses, o terceiro colocado da tabela com 35 pontos é o líder em empates, ao lado do Oeste, primeira equipe da linha do rebaixamento: são 11 igualdades no total. Assim como o Atlético-GO, o Leão também vive sua melhor sequência positiva no torneio. Nas últimas seis partidas, o time pernambucano venceu três e empatou três.
Último integrante do G4, com 34 pontos, o Coritiba não atravessa uma fase tão boa como as outras equipes do pelotão de cima. Depois de chegar a dez partidas sem perder (feito igualado pelo Coelho na última rodada), o Coritiba perdeu a invencibilidade na derrota para a Ponte Preta pelo placar mínimo de 1 a 0, na 20ª rodada. Na partida seguinte, sofreu mais um revés: 2 a 1 para o vice-líder Atlético-GO.
Com 50% de aproveitamento na competição, o CRB tem dez vitórias, nove derrotas e três empates. É a equipe com o menor número de igualdades da Série B. Apesar da vitória por 2 a 1 sobre o Brasil de Pelotas na rodada passada, a equipe alagoana vem de uma sequência instável nos últimos cinco jogos: foram duas vitórias, um empate e duas derrotas.
Depois de um início conturbado na Série B, com três derrotas em cinco jogos, o Operário-PR passa por sua melhor fase. A sequência positiva dos paranaenses já dura cinco rodadas, com três triunfos e dois empates. Apesar de ser o sexto colocado na tabela, o Operário-PR tem chances de figurar entre as quatro primeiras primeiras equipes ao fim da 22ª rodada. Apenas dois pontos separam o time paranaense do Coritiba, último integrante do G4.
O Paraná está a uma vitória ou empate de igualar sua melhor sequência invicta da competição. Entre as rodadas 6 e 11, o Tricolor da Vila emplacou uma série de seis jogos sem perder. Na ocasião, foram cinco triunfos conquistados e apenas umempate. Essa sequência positiva pode ser igualada nesta rodada, caso o Paraná não sofra um revés. Nos últimos cinco jogos da Série B, os paranaenses acumularam três empates e duas vitórias.
Vindo de derrota para o Operário-PR, por 2 a 1, o Cuiabá já passou pela sua melhor fase do torneio. Entre as rodadas 9 e 15, a equipe, que tem como mascote o Peixe Dourado, garantiu quatro vitórias e três empates na sequência de sete partidas sem perder. O América quebrou a então série positiva do Cuiabá no triunfo mineiro por 2 a 1, na 16ª rodada. Na atual tabela, o clube está na oitava colocação, com 31 pontos.
A Ponte Preta não atravessa um bom momento na Série B. Nas últimas cinco partidas, a Macaca perdeu duas e empatou duas, tendo triunfado em apenas uma ocasião. Nessa quinta-feira, os paulistas conheceram a primeira derrota sob o comando do técnico Gilson Kleina. O Vila Nova superou os campineiros no Moisés Lucarelli por 1 a 0.
O Botafogo-SP passa por uma sequência instável no torneio. São oito derrotas ao todo nesta edição da Série B, sendo três delas nos últimos seis jogos. No início do campeonato, ainda sob o comando do ex-técnico Marcelo Cavalo, a equipe paulista chegou à liderança da Segundona, mas não conseguiu manter a boa fase. Sob o comando de Hemerson Maria, o time vem caindo pela tabela e ocupa a nona posição, com 31 pontos.
Passando pelo melhor momento da temporada, o América atingiu, na última rodada, a maior série invicta da Série B. São dez jogos de invencibilidade com seis triunfos e quatro empates. O Coelho é a segunda equipe desta edição da Segundona a alcançar esse feito. A primeira foi o Coritiba. Sob o comando do técnico Felipe Conceição, o time mineiro soma seis vitórias, seis empates e uma derrota em 13 jogos.
Os próximos cinco confrontos serão fundamentais para o Coelho seguir na briga pelo G4. Quatro dos cinco clubes que o América enfrentará estão no pelotão de cima da tabela. São eles: Sport, Coritiba, CRB e Bragantino. A única equipe fora do seleto grupo é o Brasil de Pelotas, que está na 12ª colocação.
A próxima partida do Coelho é contra o Sport, na sexta-feira, no dia 20, às 21h30, na Ilha do Retiro, válida pela 23ª rodada da Série B.
Tags: cuiabamt pontepretapr botafogosp crbal paranapr seriea sportpe atletiogo bragantinosp serieb americamg interiormg