Com mais um ponto, o América alcança os 25 e estaciona na 13ª posição na tabela. O Coelho perdeu a chance de passar Brasil de Pelotas e Londrina e de encostar em Botafogo-SP, Paraná e no próprio Operário-PR.
Na próxima rodada, o América vai enfrentar o Botafogo-SP. O confronto está marcado para às 11h de sábado, no Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Já o Operário-PR joga em casa. A equipe paranaense recebe o Cuiabá, no Germano Krüger, também no sábado, mas às 16h30.
O jogo - Diferentemente dos últimos jogos no Horto, o América não conseguiu impor o seu ritmo no início da partida deste sábado contra o Operário-PR. Os visitantes adiantaram a marcação e complicaram a saída de bola dos volantes americanos.
Sem boas tramas, os atacantes do Coelho não conseguiram muitas chances de marcar. Pelo lado alviverde, Paulão teve boa tentativa aos 18 minutos. O zagueiro pegou sobra de escanteio, ajeitou e deu uma bicicleta estilosa, mas a bola saiu pela linha de fundo. Já no fim da primeira etapa, Felipe Azevedo marcou, mas o tento americano foi invalidado por impedimento de Diego Ferreira, que deu a assistência e estava em posição irregular.
O Operário-PR conseguiu encaixar melhor o posicionamento em campo e deu trabalho para o goleiro Jori. O camisa 1 americano fez três boas defesas em finalizações de Allan Vieira e Maílson, ambos em cobrança de falta, e no chute de Lucas Batatinha, que entrava livre na área. Jori ainda contou com o bom trabalho defensivo de Leandro Silva, que bloqueou a tentativa do centroavante paranaense.
Na segunda etapa, ainda pecando nos passes no campo ofensivo e sem conseguir completar as jogadas para levar perigo ao gol adversário, Felipe Conceição decidiu mudar o panorama e fez a primeira alteração no time. Entrou Neto Berola no lugar de Diego Ferreira. A alteração melhorou a dinâmica alviverde no duelo, mas o time ainda não emplacou chances claras de gol.
O Coelho conseguiu boa oportunidade já aos 29 minutos. Neto Berola cortou a marcação e deu belo passe para Júnior Viçosa, mas o centroavante chutou por cima do gol quando poderia ter passado no centro da área para Felipe Azevedo.
O Operário-PR, por outro lado, ainda criava mais e exigia atenção de Jori e da defesa americana. Aos 33, Maílton escorou cruzamento e a bola saiu por centímetros, ao lado da trave.
AMÉRICA 0 x 0 OPERÁRIO-PR
AMÉRICA
Jori; Leandro Silva, Paulão, Ricardo Silva e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho, Marcelo Toscano (Willian Maranhão) e Diego Ferreira (Neto Berola); Felipe Azevedo (França) e Júnior Viçosa
Técnico: Felipe Conceição
OPERÁRIO-PR
Rodrigo Viana; Maílton, Alisson, Rodrigo e Allan Vieira; Jardel, Índio, Marcelo (Rafael Chorão) e Cleyton; Felipe Augusto (Schumacher) e Lucas Batatinha (Cléo Silva)
Técnico: Gerson Gusmão
Cartões amarelos: Maílton, Allan Vieira e Lucas Batatinha (Operário-PR); Júnior Viçosa, Marcelo Toscano, Ricardo Silva, Leandro Silva e Felipe Conceição (técnico) (América)
Público: 3.142
Renda: R$ 16.314,00
Motivo: 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Horário: 19h
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Alisson Lima Damasceno (PI) e Mauro Cezar Evangelista de Sousa (PI).