Com mais um ponto, o América alcança os 25 e estaciona na 13ª posição na tabela. O Coelho perdeu a chance de passar Brasil de Pelotas e Londrina e de encostar em Botafogo-SP, Paraná e no próprio Operário-PR.
Na próxima rodada, o América vai enfrentar o Botafogo-SP. O confronto está marcado para às 11h de sábado, no Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Já o Operário-PR joga em casa. A equipe paranaense recebe o Cuiabá, no Germano Krüger, também no sábado, mas às 16h30.
O jogo - Diferentemente dos últimos jogos no Horto, o América não conseguiu impor o seu ritmo no início da partida deste sábado contra o Operário-PR. Os visitantes adiantaram a marcação e complicaram a saída de bola dos volantes americanos. Sem Matheusinho, que ficou como opção no banco de reservas, Felipe Conceição armou o time com Marcelo Toscano e Diego Ferreira, que fizeram um primeiro tempo apagado na criação de jogadas.
Sem boas tramas, os atacantes do Coelho não conseguiram muitas chances de marcar. Pelo lado alviverde, Paulão teve boa tentativa aos 18 minutos. O zagueiro pegou sobra de escanteio, ajeitou e deu uma bicicleta estilosa, mas a bola saiu pela linha de fundo. Já no fim da primeira etapa, Felipe Azevedo marcou, mas o tento americano foi invalidado por impedimento de Diego Ferreira, que deu a assistência e estava em posição irregular.
O Operário-PR conseguiu encaixar melhor o posicionamento em campo e deu trabalho para o goleiro Jori. O camisa 1 americano fez três boas defesas em finalizações de Allan Vieira e Maílson, ambos em cobrança de falta, e no chute de Lucas Batatinha, que entrava livre na área. Jori ainda contou com o bom trabalho defensivo de Leandro Silva, que bloqueou a tentativa do centroavante paranaense.
Na segunda etapa, ainda pecando nos passes no campo ofensivo e sem conseguir completar as jogadas para levar perigo ao gol adversário, Felipe Conceição decidiu mudar o panorama e fez a primeira alteração no time. Entrou Neto Berola no lugar de Diego Ferreira. A alteração melhorou a dinâmica alviverde no duelo, mas o time ainda não emplacou chances claras de gol.
O Coelho conseguiu boa oportunidade já aos 29 minutos. Neto Berola cortou a marcação e deu belo passe para Júnior Viçosa, mas o centroavante chutou por cima do gol quando poderia ter passado no centro da área para Felipe Azevedo.
O Operário-PR, por outro lado, ainda criava mais e exigia atenção de Jori e da defesa americana. Aos 33, Maílton escorou cruzamento e a bola saiu por centímetros, ao lado da trave.
AMÉRICA 0 x 0 OPERÁRIO-PR
AMÉRICA
Jori; Leandro Silva, Paulão, Ricardo Silva e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho, Marcelo Toscano (Willian Maranhão) e Diego Ferreira (Neto Berola); Felipe Azevedo (França) e Júnior Viçosa
Técnico: Felipe Conceição
OPERÁRIO-PR
Rodrigo Viana; Maílton, Alisson, Rodrigo e Allan Vieira; Jardel, Índio, Marcelo (Rafael Chorão) e Cleyton; Felipe Augusto (Schumacher) e Lucas Batatinha (Cléo Silva)
Técnico: Gerson Gusmão
Cartões amarelos: Maílton, Allan Vieira e Lucas Batatinha (Operário-PR); Júnior Viçosa, Marcelo Toscano, Ricardo Silva, Leandro Silva e Felipe Conceição (técnico) (América)
Público: 3.142
Renda: R$ 16.314,00
Motivo: 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Horário: 19h
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Alisson Lima Damasceno (PI) e Mauro Cezar Evangelista de Sousa (PI)