O início do América na Série B do Campeonato Brasileiro tem sido um dos mais conturbados. Prova disso é que a sequência negativa de resultados do time, nos quatro primeiros jogos da competição, já é a sua pior neste século. Dessa maneira, o clube repete a mesma campanha inicial de 1989, quando também conquistou apenas um ponto em quatro rodadas, um aproveitamento de 8,3%.
Nesta temporada, o América perdeu as duas rodadas iniciais da Série B por 1 a 0: Operário-PR, no Estádio Germano Krüger, e Botafogo-SP, no Independência. O técnico ainda era o veterano Givanildo Oliveira.
Na terceira rodada, estreia do técnico Maurício Barbieri no comando da equipe, o América empatou em 0 a 0 com o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse.
Na quarta rodada, nesse domingo, no Independência, o clube mineiro se aproximou da primeira vitória na Série B, mas levou virada para o Sport com dois gols nos acréscimos, perdeu por 2 a 1, e ainda amarga uma sequência sem triunfo.
Em 1989, o América teve um início de Série B semelhante ao da atual temporada, com um aproveitamento de 8,3%. Naquela ocasião, o clube mineiro empatou em 0 a 0 com o Juventus-SP na primeira rodada, e perdeu as seguintes para Mogi Mirim, Ponte Preta e Rio Branco de Andradas.
Desde então, o pior início do América na Série B foi em 2002, quando o time comandado por Lula Pereira venceu uma partida e perdeu as outras três, com aproveitamento de 25%.
Mesmo se vencer o Brasil de Pelotas na quinta rodada, no próximo sábado, a sequência do América ainda será uma das piores do século. Considerando as cinco primeiras partidas, o clube mineiro igualará o aproveitamento de 2002, quando teve 26.6% de rendimento.
Veja, na galeria abaixo, os aproveitamentos do América nos quatro primeiros jogos da Série B desde 2002.